Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14441
Título : Educação ambiental e roteirização : proposta de "campus-tour do Morro do Cruzeiro da UFOP", Ouro Preto (MG).
Otros títulos : Environmental education and routing : proposal for “campus-tour of morro do cruzeiro da UFOP”, Ouro Preto, Brazil.
Autor : Fonseca Filho, Ricardo Eustáquio
Palabras clave : Turismo
Equipamentos e áreas de lazer
Patrimônio turístico
Sustainable development
Environmental Education Interest Places
Fecha de publicación : 2020
Citación : FONSECA FILHO, R. E. Educação ambiental e roteirização: proposta de "campus-tour do Morro do Cruzeiro da UFOP", Ouro Preto (MG). Turismo: Estudos & Práticas, Mossoró, v. 9, 2020. Disponível em: <http://geplat.com/rtep/index.php/tourism/article/view/629/599>. Acesso em: 25 ago. 2021.
Resumen : A educação ambiental (EA) é uma temática recorrente no dia a dia, porém sua prática aparenta ser distante do cotidiano das pessoas. Neste sentido a disciplina de Educação Ambiental Aplicada ao Turismo do curso de bacharelado em Turismo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) buscou elaborar um “campus-tour” via levantamento de Lugares de Interesse de Educação Ambiental (LIEA) no Campus Universitário Morro do Cruzeiro em Ouro Preto (MG) com vistas a sensibilizar alunos para a EA. A metodologia contou com etapas de escritório e de campo. Na primeira buscou-se revisão bibliográfica por meio de publicações de educação ambiental, trabalhos de campo em campi universitário e roteirização turística; e análise da percepção de 17 estudantes pelo relatório de campo. Na segunda o trabalho de campo a pé por 7 LIEA de temáticas de EA diversas. Os resultados apontam que: os discentes consideram o trabalho de campo como importante na prática; que aprenderam mais de EA; e que o Campus da UFOP tem potencial para roteiros interpretativos, mas que necessita de sinalização e capacitação para guiamento de estudantes e visitantes. Espera-se que a pesquisa possa colaborar para a sustentabilidade do Campus da UFOP, assim como ensino-aprendizagem para servidores públicos, alunos e visitantes.
metadata.dc.description.abstracten: Environmental education (EE) is a recurring practice in the day, but its practice seems to be distant from people's daily lives. In this sense, the Environmental Education Applied to Tourism discipline of the Bachelor of Tourism course at the Federal University of Ouro Preto (UFOP) sought to develop a “campus-tour” via survey Environmental Education Interest Places (EEIP) at the Morro do Cruzeiro University Campus in Ouro Preto, Brazil with a view to sensitizing students to the EE. A methodology described with the office and field stages. In the first research, bibliographic review is carried out through environmental education publications, fieldwork on university campi and tourist routing; and analysis of 17 students' perception by the field report. In the second, the fieldwork on foot by 7 EEIP of different EE themes. The results show that: the students consider field work as important in practice; to learn more from EE; the UFOP Campus has the potential for interpretative rotations, but which requires signage and training to guide students and visitors. It is hoped that this research can contribute to the sustainability of the UFOP Campus, as well as teaching and learning for the public servers, students and visitors.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14441
metadata.dc.identifier.uri2: http://geplat.com/rtep/index.php/tourism/article/view/629/599
ISSN : 2316-1493
Aparece en las colecciones: DETUR - Artigos publicados em periódicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_EducaçãoAmbientalRoteirização.pdf
  Restricted Access
1,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.