Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14441
Título: Educação ambiental e roteirização : proposta de "campus-tour do Morro do Cruzeiro da UFOP", Ouro Preto (MG).
Título(s) alternativo(s): Environmental education and routing : proposal for “campus-tour of morro do cruzeiro da UFOP”, Ouro Preto, Brazil.
Autor(es): Fonseca Filho, Ricardo Eustáquio
Palavras-chave: Turismo
Equipamentos e áreas de lazer
Patrimônio turístico
Sustainable development
Environmental Education Interest Places
Data do documento: 2020
Referência: FONSECA FILHO, R. E. Educação ambiental e roteirização: proposta de "campus-tour do Morro do Cruzeiro da UFOP", Ouro Preto (MG). Turismo: Estudos & Práticas, Mossoró, v. 9, 2020. Disponível em: <http://geplat.com/rtep/index.php/tourism/article/view/629/599>. Acesso em: 25 ago. 2021.
Resumo: A educação ambiental (EA) é uma temática recorrente no dia a dia, porém sua prática aparenta ser distante do cotidiano das pessoas. Neste sentido a disciplina de Educação Ambiental Aplicada ao Turismo do curso de bacharelado em Turismo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) buscou elaborar um “campus-tour” via levantamento de Lugares de Interesse de Educação Ambiental (LIEA) no Campus Universitário Morro do Cruzeiro em Ouro Preto (MG) com vistas a sensibilizar alunos para a EA. A metodologia contou com etapas de escritório e de campo. Na primeira buscou-se revisão bibliográfica por meio de publicações de educação ambiental, trabalhos de campo em campi universitário e roteirização turística; e análise da percepção de 17 estudantes pelo relatório de campo. Na segunda o trabalho de campo a pé por 7 LIEA de temáticas de EA diversas. Os resultados apontam que: os discentes consideram o trabalho de campo como importante na prática; que aprenderam mais de EA; e que o Campus da UFOP tem potencial para roteiros interpretativos, mas que necessita de sinalização e capacitação para guiamento de estudantes e visitantes. Espera-se que a pesquisa possa colaborar para a sustentabilidade do Campus da UFOP, assim como ensino-aprendizagem para servidores públicos, alunos e visitantes.
Resumo em outra língua: Environmental education (EE) is a recurring practice in the day, but its practice seems to be distant from people's daily lives. In this sense, the Environmental Education Applied to Tourism discipline of the Bachelor of Tourism course at the Federal University of Ouro Preto (UFOP) sought to develop a “campus-tour” via survey Environmental Education Interest Places (EEIP) at the Morro do Cruzeiro University Campus in Ouro Preto, Brazil with a view to sensitizing students to the EE. A methodology described with the office and field stages. In the first research, bibliographic review is carried out through environmental education publications, fieldwork on university campi and tourist routing; and analysis of 17 students' perception by the field report. In the second, the fieldwork on foot by 7 EEIP of different EE themes. The results show that: the students consider field work as important in practice; to learn more from EE; the UFOP Campus has the potential for interpretative rotations, but which requires signage and training to guide students and visitors. It is hoped that this research can contribute to the sustainability of the UFOP Campus, as well as teaching and learning for the public servers, students and visitors.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14441
Link para o artigo: http://geplat.com/rtep/index.php/tourism/article/view/629/599
ISSN: 2316-1493
Aparece nas coleções:DETUR - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_EducaçãoAmbientalRoteirização.pdf
  Restricted Access
1,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.