Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/1443
Título: Etnografia e ensino de línguas estrangeiras : uma análise exploratória de seu estado-da-arte no Brasil.
Autor(es): Rodrigues Júnior, Adail Sebastião
Palavras-chave: Pesquisa em ensino e aprendizagem de língua estrangeira
Etnografia como lógica de investigação
Pesquisa qualitativa
Data do documento: 2007
Referência: RODRIGUES JÚNIOR, A. S. Etnografia e ensino de línguas estrangeiras : uma análise exploratória de seu estado-da-arte no Brasil, Revista de Linguagem & Ensino, v. 10, n. 2, p. 527-552, jul./dez. 2007. Disponível em: <http://www.rle.ucpel.tche.br/index.php/rle/article/view/152/119>. Acesso em: 28 abr. 2015.
Resumo: Este artigo exploratório tem por objetivo analisar de que maneira a etnografia como lógica de investigação (Green, Dixon e Zaharlick, 2005) tem sido adotada tanto como um procedimento orientador quanto aplicado em pesquisas de Inglês como Língua Estrangeira no Brasil. O corpus é composto por trinta e sete resumos de dissertações de mestrado disponíveis no Banco de Teses on-line da CAPES (Coordenação de Amparo à Pesquisa e Ensino Superior). Os descritores ensino de línguas, etnografia, etnográfico e etnográfica foram escolhidos com o intuito de selecionar os resumos que de algum modo estivessem relacionados a etnografia e ensino de línguas, tanto como uma lógica de investigação, ou como ferramenta de coleta e análise de dados. Os resultados sugerem que a etnografia tem sido mais usada como um instrumento de análise do que como uma lógica de investigação, fato que aponta para a necessidade de a pesquisa em Ensino e Aprendizagem de Língua Estrangeira levar em consideração desenhos metodológicos mais focados e transparentes no campo da Pesquisa Qualitativa.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/1443
ISSN: 01031813
Licença: Os trabalhos publicados na Revista Linguagem & Ensino estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista Linguagem & Ensino <http://www.rle.ucpel.tche.br/index.php/rle>. Acesso em: 11 mar. 2019.
Aparece nas coleções:DELET - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_EtnografiaEnsinoLínguasEstrangeiras.pdf337,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.