Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14425
Título : O amor em Moonlight : sob a luz do luar - rupturas na representação do homem negro e gay.
Autor : Porfírio, Lucas
metadata.dc.contributor.advisor: Tavares, Frederico de Mello Brandão
Palabras clave : Amor
Negros - identidade racial
Masculinidade
Homossexualidade
Homossexualidade no cinema
Fecha de publicación : 2021
metadata.dc.contributor.referee: Tavares, Frederico de Mello Brandão
Viana, Pablo Moreno Fernandes
Silva, Karina Gomes Barbosa da
Citación : PORFÍRIO, Lucas. O amor em Moonlight: sob a luz do luar - rupturas na representação do homem negro e gay. 2021. 181 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2021.
Resumen : A presente pesquisa tem por objeto de estudo o filme Moonlight: sob a luz do luar (2016), do diretor estadunidense Barry Jenkins. O filme narra a história de Chiron, um garoto afroamericano da comunidade pobre de Miami. Em três atos, acompanhamos o processo de descoberta do garoto em se reconhecer como sujeito negro e gay em uma sociedade permeada por violências. Através dos eixos de “lugar”, “entre-lugar” e “não-lugar” são problematizadas questões de gênero, raça e sexualidade, tendo em vista uma ótica da complexificação das relações pessoais do protagonista pelos afetos. Compreendemos como o filme é construído a partir do discurso social da negritude, da homossexualidade, das masculinidades, do aspecto biográfico e, ainda, como ele rompe e interfere nesse discurso ao trazer a perspectiva do amor como política e ética de vida, cujo sentido é trabalhado por bell hooks (2006; 2020). Vemos como o amor, dentro de Moonlight, é ação transformadora e configuradora, não em uma visão do senso comum, ele permite a resistência e lança luz, até mesmo, sobre as manifestações de violência.
metadata.dc.description.abstracten: This research aims to investigate the movie Moonlight (2016), directed by Barry Jenkins. The motion picture depicts the life of Chiron, a gay and African-American boy from a poor neighborhood in Miami. Divided into three acts, the film follows Chiron‟s acknowledgement and process of discovery regarding his sexuality and racial background in a rough society, where he knows he doesn‟t fit in. The plot examines the dimensions of inequality in the aspect of gender, race and sexuality issues, how his roots and placement affect his personal relationships through affections. We can understand how the narrative evolves from the social perspective of blackness, homosexuality, masculinities and the biographical aspects. Furthermore, the film breaks and interferes with this discourse by bringing the perspective of love as politics and ethics of life, whose meaning is worked by bell hooks (2006; 2020). We notice how love, within Moonlight (2016), is a transforming and shaping action, not in a common sense view, it allows for resistance and even sheds light on the violente manifestations.
Descripción : Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14425
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 09/12/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece en las colecciones: PPGCOM - Mestrado (Dissertações)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO_AmorMoonlightLuz.pdf4,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons