Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14395
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.advisorGonçalves, Clézio Robertopt_BR
dc.contributor.authorCosta, Rodrigo Vitorino Ramos-
dc.date.accessioned2022-01-27T18:22:25Z-
dc.date.available2022-01-27T18:22:25Z-
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.citationCOSTA, Rodrigo Vitorino Ramos. Políticas de formação de professores nos cursos de Letras (espanhol) das universidades públicas de Minas Gerais. 2021. 224 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14395-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação visa analisar, de forma geral, a metodologia de ensino e as práticas pedagógicas aplicadas aos cursos de Licenciatura em Espanhol. O trabalho tem como objetivos específicos: i) descrever o projeto político pedagógico na construção da organização curricular, bem como verificar a oferta de conteúdos de formação referentes à diversidade étnico-racial; ii) analisar os elementos culturais que fazem parte da formação inicial de professores; iii) identificar qual variante do Espanhol está presente nos documentos (Projetos Político-Pedagógicos e Ementas) dos cursos de Licenciatura em Letras Espanhol das universidades públicas de Minas Gerais. A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa, de caráter exploratório de análise documental (registros institucionais), com ênfase em análise de conteúdo, com base em Bardin (2016) e Lüdke e André (2018), tendo como corpora os Projetos Político-Pedagógicos, as Matrizes Curriculares e as Ementas dos cursos de Letras Espanhol das universidades públicas (estadual e federal) do Estado de Minas Gerais, conforme modalidade ofertada por cada uma das seguintes instituições: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM); Universidade Federal de Uberlândia (UFU); Universidade Federal de Viçosa (UFV); Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Universidade Federal de Alfenas (Unifal); Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Para análise dos documentos dos cursos, utilizamos a Resolução do CNE/CP-01/2004, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, bem como a Resolução do CNE/CP-02/2015, que Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Os resultados mostraram que todas as universidades buscam integrar os conteúdos curriculares teóricos (formação-teórica) e a prática de formação (formação-prática) aos estágios supervisionados, às atividades acadêmico-científico-culturais, destinando, porém, uma carga horária maior à formação teórica. Quanto à formação referente às relações étnico-raciais, os cursos, em sua maioria, ofertam a temática de forma transversal.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/*
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectLíngua espanholapt_BR
dc.subjectPolíticas educacionaispt_BR
dc.subjectRelações raciaispt_BR
dc.titlePolíticas de formação de professores nos cursos de Letras (espanhol) das universidades públicas de Minas Gerais.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 12/01/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação.pt_BR
dc.contributor.refereeGonçalves, Clézio Robertopt_BR
dc.contributor.refereeMuniz, Kassandra da Silvapt_BR
dc.contributor.refereeAmaral, Eduardo Tadeu Roquept_BR
dc.description.abstractenEsta disertación busca analizar de forma general, la metodología de enseñanza y las prácticas pedagógicas aplicadas a los Cursos de Licenciatura en Español y tiene como objetivos específicos: i) describir el proyecto político pedagógico en la construcción de la organización curricular, bien como verificar sobre la oferta de contenidos de formación referentes a la diversidad étnico-racial, y la relación del Español con la Decolonialidad; ii) analizar los elementos culturales que hacen parte de la formación inicial de profesores; iii) identificar cuál variante del Español está presente en los documentos (Proyectos PolíticoPedagógicos y Ementas), de los cursos de Licenciatura en Letras Español de las universidades públicas de Minas Gerais. La metodología utilizada fue la investigación calitativa de caráter exploratória de análisis documental (registros institucionales), basada en BARDIN (2016), LÜDKE y ANDRÉ (2018), teniendo como corpora los Proyectos Político-Pedagógicos, las Matrices Curriculares y las Ementas de los cursos de Letras Español de las Universidades Públicas (Estatal y Federal), de la provincia de Minas Gerais, de acuerdo con la modalidad ofrecida por cada una de las siguientes instituciones: Universidad Federal de Juiz de Fora (UFJF); Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Universidad Federal del Triângulo Mineiro (UFTM); Universidad Federal de Uberlândia (UFU); Universidad Federal de Viçosa (UFV); Universidad Federal de las Vales del Jequitinhonha y Mucuri (UFVJM); Universidad Federal de Alfenas (Unifal); Universidad Estatal de Montes Claros (Unimontes). Para analizar los documentos de los cursos, utilizamos la Resolución del CNE/CP-01/2004, que establece sobre las Directrizes Curriculares Nacionales para Educación de las Relaciones Étnico-Raciales y para la Enseñanza de Historia y Cultura Afro-Brasileña y Africana, tal como la Resolución del CNE/CP-02/2015, que define las Directrizes Curriculares para la formación inicial a nivel superior (cursos de licenciatura, cursos de formación pedagógica para graduados y cursos de segunda licenciatura) y para la formación contínua. Los resultados muestran que todas las universidades buscan integrar los contenidos curriculares teóricos (formación-teórica) y la práctica de formación (formación-práctica), las prácticas de pasantía, a las actividades académico-científico-culturales, pero destinan una carga horária mayor a la formación teórica. Y, cuánto, a la formación referente a las relaciones étnico-raciales, los cursos, en su gran mayoría, ofrecen la temática de manera transversal.pt_BR
Aparece nas coleções:PPL - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_PolíticasFormaçãoProfessores.pdf3,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons