Noções de performatividade para a composição do treinamento do performer : diálogos possíveis com o grupo de pesquisa Movère (UFSJ-MG) e o grupo artístico Farm in the Cave (República Tcheca).

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2021
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
A presente dissertação tem como objetivo analisar parte das noções de performatividade presentes no processo de criação e de treinamento do performer em dois grupos: o grupo de pesquisa Movère (UFSJ/ MG/ Brasil), que desenvolve suas pesquisas no âmbito acadêmico e o grupo de teatro profissional e tcheco Farm in the Cave (Praga/ República Tcheca. Com o propósito de legitimar a narrativa conceitual a ser discutida, essa pesquisa aborda pontos de intersecção presentes no treinamento performativo do performer por meio de um diálogo empírico e metodológico entre os grupos mencionados. E a partir disso, busca-se compreender como o performer se treina para estar presente no evento, no acontecimento performativo. A fim de ampliar a pesquisa teórica acerca das aproximações entre treinamento do performer e performatividade, me apoio no diálogo com autores e pesquisadores advindos de cada área, como por exemplo: no que tange o treinamento de ator (denominado como performer nessa pesquisa) dialogaremos com Jerzy Grotowski (1999), Eugênio Barba e Nicola Savarese (1995) e Luís Otavio Burnier (1995), com a arte da performance apresento parte dos pensamentos de Richard Schechner (2006), Jorge Glusberg (2008) e Renato Cohen (2004) e performatividade com John Langshaw Austin (1990), Josette Féral (2015) e Erika Fischer-Lichte (2014). Ao trazer tais procedimentos práticos e teóricos à pesquisa, foi possível perceber que em um treinamento de performer com acentuação performativa (como os treinamentos dos grupos aqui apresentados), a questão da presença do performer, melhor dizendo, os efeitos da presença do performer são determinantes para essa práxis. Com isso, os efeitos de presença desenham o treinamento performativo do performer e difunde porosidades poéticas e estéticas importantes, especialmente, quando o treinamento é deslocado da sala fechada de treino.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Departamento de Artes, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Treinamento de performer, Performatividade, Processo de criação, Grupo Movère, Grupo Farm in the Cave
Citação
ROCHA, Ana Paula Gomes da. Noções de performatividade para a composição do treinamento do performer: diálogos possíveis com o grupo de pesquisa Movère (UFSJ-MG) e o grupo artístico Farm in the Cave (República Tcheca). 2021. 139 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2021.