Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14308
Título : Da escola, do escolar, da inclusão.
Otros títulos : Of the school, of the schoolchildren, of the inclusion.
Autor : Ferreira, Carla Mercês da Rocha Jatobá
Vorcaro, Angela Maria Resende
Palabras clave : Forma e estrutura escolares
School form and structure
Fecha de publicación : 2020
Citación : FERREIRA, C. M. da R. J.; VORCARO, A. M. R. Da escola, do escolar, da inclusão. Revista FAEEBA, Salvador, v. 29, n. 60, p. 54-66, out./dez. 2020. Disponível em: <https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/10496>. Acesso em: 25 agosto 2021.
Resumen : O presente artigo tem como principal objetivo discutir aspectos conceituais e estruturais da escola, do escolar e da inclusão. Sua construção está disposta em três seções. Na primeira, discute-se elementos da escola pelo viés estrutural, abordando as noções de forma e organização escolar e sua disseminação nas instituições educativas modernas. Em continuidade com a seção anterior, discorre-se sobre a noção/lugar do escolar atribuído às crianças na sua inserção na escola e as possíveis transformações advindas da condição de escolar, considerando a ruptura com formas anteriores de socialização para a infância. Na última seção, contempla-se a inclusão escolar enfatizando aspectos políticos como também mecanismos de resistências advindos na tentativa de fazer cumprir as determinações legais no cotidiano das escolas. Aborda-se manifestações por parte dos atores envolvidos com o processo de inclusão educacional considerando que processos de formação reativa ao trabalho educativo com crianças em situação de deficiência buscam se apoiar nas estruturas da forma e organização escolares.
metadata.dc.description.abstracten: The main objective of this article is to discuss conceptual and structural aspects of the School, Schoolchildren and Inclusion. The text is constructed in three sections. In the first, elements of the school are discussed from a structural perspective, addressing the notions of school form and organization and their dissemination in modern educational institutions. Continuing with the previous section, we present and problematize the notion/place of schoolchildren assigned to children in their insertion in school and the possible changes arising from this condition, seen as a break with previous forms of socialization in childhood. In the last section, school inclusion is addressed, emphasizing political aspects as well as mechanisms of resistance arising from the attempt to enforce legal determinations in the daily life of schools. Manifestations on the part of the actors involved in the process of educational inclusion are also confronted, considering that reactive processes to educational work with children in situations of disability seek to rely on the structures of school form and organization.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14308
metadata.dc.identifier.doi: http://dx.doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n60.p54-66
ISSN : 2358-0194
metadata.dc.rights.license: Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons. Fonte: o PDF do artigo.
Aparece en las colecciones: DEETE - Artigos publicados em periódicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_EscolaEscolarInclusão.pdf276,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.