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Title: O corpo da mulher com deficiência intelectual nos discursos em pesquisas acadêmicas.
Other Titles: The body of the woman to be intellectually disabled in the speeches in academic research.
Authors: Pereira, Alcilene Rodrigues
Ferreira, Carla Mercês da Rocha Jatobá
Diniz, Margareth
Issue Date: 2020
Citation: PEREIRA, A. R.; FERREIRA, C. M. da R. J.; DINIZ, M. O corpo da mulher com deficiência intelectual nos discursos em pesquisas acadêmicas. Revista Educação Especial, v. 33, p. 54-66, 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/48398/html>. Acesso em: 25 agosto 2021.
Abstract: O artigo visa compreender como as pesquisas acadêmicas expressam em suas produções discursos acerca dos corpos das mulheres ditas com deficiência intelectual. Para tanto, realizou-se um levantamento bibliográfico entre os anos de 2003 e 2020, nos bancos de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD-IBICT), no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no Cientific Eletronic Library Online (Scielo) e no GT 15 da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPED. Os descritores usados para tal busca foram: deficiência intelectual, gênero, corpo e sexualidade. A metodologia utilizada para análise dos dados encontrados circunscreveu-se em organizações temporais, por meio das mesmas categorias elencadas para a busca. Como resultados da pesquisa, expostos neste artigo, destaca-se a ausência de pesquisas que discutam a relação corpo, gênero e sexualidade das mulheres consideradas com deficiência intelectual. Conclui-se que as produções discursivas reiteradas nas inúmeras pesquisas sobre os corpos das mulheres ditas com deficiência intelectual indicam que seus corpos são desconsiderados, evidenciando assim, a invisibilização dessas mulheres, bem como a reprodução de saberes que as fazem permanecer como corpos deficientes.
metadata.dc.description.abstracten: The article aims to understand how academic research expresses in their productions speeches about the bodies of women said to have intellectual disabilities. To this end, a bibliographic survey was carried out between 2003 and 2020, in the databases of the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD-IBICT), in the Bank of Theses and Dissertations of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), the Cientific Eletronic Library Online (SciELO) and GT 15 of the National Association of Graduate Studies and Research in Education - ANPED. The descriptors used for this search were: intellectual disability, gender, body and sexuality. The methodology used to analyze the data found was limited to temporal organizations, using the same categories listed for the search. As a result of the research, exposed in this article, the absence of research that discusses the relationship between body, gender and sexuality of women considered with intellectual disabilities stands out. It is concluded that the discursive productions reiterated in the innumerable researches on the bodies of women said to have intellectual disabilities indicate that their bodies are disregarded, thus evidencing the invisibility of these women, as well as the reproduction of knowledge that makes them remain disabled bodies.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14307
metadata.dc.identifier.doi: http://dx.doi.org/10.5902/1984686X48398
ISSN: 1984-686X
metadata.dc.rights.license: This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonC International (CC BY-NC 4.0). Fonte: o PDF do artigo.
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