Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14305
Título : A participação das mulheres nas áreas de STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics).
Otros títulos : Women’s participation on STEM areas (Science, Technology, Engineering And Mathematics).
Autor : Tonini, Adriana Maria
Araújo, Mariana Tonini de
Palabras clave : Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Fecha de publicación : 2019
Citación : TONINI, A. M.; ARAÚJO, M. T. de. A participação das mulheres nas áreas de STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics). Revista de Ensino de Engenharia, v. 38, n. 3, p. 118-125, 2019. Disponível em: <http://revista.educacao.ws/revista/index.php/abenge/article/view/1693>. Acesso em: 25 agosto 2021.
Resumen : Este artigo tem como objetivo apresentar dados sobre a participação feminina nas áreas de STEM. Apesar de a presença de mulheres na ciência ter aumentado de forma global, ainda há uma sub-repre sentação delas no sistema científico e tecnológico e um pequeno número de mulheres em determina das áreas ou subáreas do conhecimento, por exemplo, nas ciências exatas e engenharias. Desse modo, é preciso incentivar crianças e jovens para as carreiras científicas, e o Estado Brasileiro tem papel fundamental de fomentar ações para que as meninas possam ter contato com a ciência, tecnologia e inovação desde os ciclos mais básicos da educação. A fim de induzir o aumento de mulheres nas carreiras de STEM, algumas iniciativas foram implementadas no Brasil, entre as quais se destacaram as executadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq desde 2005, quando houve a criação do Programa Mulher e Ciência. Assim, espera-se que ações como essas possam se transformar em uma política pública que visa a reduzir a segregação horizontal e vertical das mulheres nas áreas STEM.
metadata.dc.description.abstracten: This article aims to present data about female participation on STEM areas. Despite women presence in science has grown globally, there is still a low women representation in the scientific and techno logical system and a minor number of women in specific areas and subareas of knowledge, for exam ple, exact science and engineering. Thus, it is necessary to encourage children and young people for the scientific career and the Brazilian state has the fundamental role in promoting actions to allow a contact among girls and science, technology and innovation since the most basic cycles of education. In order to induce the raising of women at STEM careers some initiatives were implemented in Bra zil, among them the ones executed by the Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tec nológico – CNP since 2005 when the Programa Mulher e Ciência creation was created. It is expected that actions like these can became a public politic aiming to reduce horizontal and vertical women segregation on STEM areas.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14305
metadata.dc.identifier.doi: http://dx.doi.org/10.37702/REE2236-0158
ISSN : 2236-0158
metadata.dc.rights.license: O periódico Revista de Ensino de Engenharia permite aos usuários distribuir os artigos publicados na revista on-line. Fonte: Revista de Ensino de Engenharia <http://revista.educacao.ws/revista/index.php/abenge/about/editorialPolicies#openAccessPolicy>. Acesso em: 16 set. 2020.
Aparece en las colecciones: DEETE - Artigos publicados em periódicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_ParticipaçãoMulheresÁreas.pdf1,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.