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Título: Falando aos trabalhadores brasileiros : a didática do ministro Marcondes Filho.
Autor(es): Nunes, Karen Dayanne
Orientador(es): Carvalho, Rosana Areal de
Palavras-chave: Educação - história
Imprensa
Trabalhadores - educação
Alexandre Marcondes Filho - história
Data do documento: 2020
Membros da banca: Carvalho, Rosana Areal de
Queler, Jefferson José
Oliveira, Marcus Aurélio Taborda de
Referência: NUNES, Karen Dayanne. Falando aos trabalhadores brasileiros: a didática do ministro Marcondes Filho. 2020. 76 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2020.
Resumo: Alexandre Marcondes Filho, Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de São Paulo, foi ministro do Trabalho, Indústria e Comércio entre os anos 1941 a 1945 e da Justiça de 1943 a 1945 no governo de Getúlio Vargas. Iniciou sua vida política em 1926, elegendo-se vereador e deputado federal por São Paulo no período de 1927 a 1930 pelo Partido Republicano Paulista (PRP). Sua participação na Constitucionalista de 1932 foi em consonância com o seu partido, que defendia políticas opostas a Getúlio Vargas. Após conflito que resultou na Assembleia Constituinte de 1934, Marcondes Filho dedica-se ao seu escritório de advocacia, afastando-se da política. Em 1939 retorna ao cenário público, assumindo o cargo de vicepresidente do Departamento Administrativo do Estado de São Paulo (DAESP). Em 1941, assume o Ministério do Trabalho a convite de Vargas. A pesquisa tem um caráter documental que consiste em três conjuntos: o primeiro e o segundo dizem respeito aos jornais A Manhã, Correio Paulistano e O Radical e ao acervo do ministro disponíveis no Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil – CPDOC/Fundação Getúlio Vargas, que auxiliam na construção da trajetória pública de Marcondes Filho. O terceiro conjunto refere-se ao livro, elaborado por Marcondes Filho, Trabalhadores do Brasil! Palestras do ministro Marcondes Filho na Hora do Brasil, em 1942, publicado pela Revista dos Tribunais no ano de 1943. Nosso objetivo consiste em identificar as práticas de mediação cultural desenvolvida por Marcondes Filho ao transmitir e fazer circular nos grupos sociais pretendidos as mensagens do governo, categorizando-o no conceito de intelectual mediador. Seu tom paternalista (GOMES, 1988) e sua didática à frente dos esclarecimentos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), no programa a Hora do Brasil, endossam o projeto político pedagógico do Estado Novo. Alexandre Marcondes Filho é citado em algumas produções bibliográficas no campo da História Política e Ciências Sociais como um importante intelectual de seu tempo. Um político sem projetos ligados à educação, envolvese, durante o Estado Novo, em atos de mediações culturais (GOMES; HANSEN, 2016) em prol de uma política específica para os trabalhadores. Marcondes Filho desenvolve uma função política de intermédio, especificamente por parte dos intelectuais que atuam em campos diversificados (BOURDIEU, 1998). No campo da História da Educação, seu ato de mediação entre governo e classe trabalhadora, ainda inexplorado, poderá lançar um novo olhar sobre a educação em espaço não escolarizado e, mais especificamente, sobre a educação dos trabalhadores.
Resumo em outra língua: Alexandre Marcondes Filho, Bachelor of Law from the Faculty of Law of São Paulo, was Minister of Labor, Industry and Commerce from 1941 to 1945 and Justice from 1943 to 1945 under the Getúlio Vargas government. He began his political life in 1926, electing the Councilor and Federal Deputy for São Paulo from 1927 to 1930 by São Paulo Republican Party (PRP). His participation in the constitutionalist reform was in line with his party, which defended policies opposed to Vargas. After a conflict that resulted in the 1934 Constituent Assembly, Marcondes Filho dedicated himself to his law firm and moved away from politics. In 1939, he returned to the public scene assuming the position of vice president of the Administrative Department of the State of São Paulo (DAESP). In 1941, he took up the invitation of Getúlio Vargas to be Ministry of Labor. The research has a documentary character that consists of three sets: the first and the second concern the newspapers A Manhã, Correio Paulistano and O Radical and the collection of the minister, available at the Center for Research and Documentation of Contemporary History of Brazil/CPDCO/ Foundation Getúlio Vargas, which helped in the construction of Marcondes Filho public trajectory. The third set refers to the book, prepared by Marcondes Filho, Trabalhadores do Brasil! Palestras do ministro Marcondes Filho na Hora do Brasil, em 1942, published by Revista dos Tribunais in 1943. Our goal is to identify the cultural mediation practices developed by Marcondes Filho when transmitting and circulating government messages to the intended social groups, categorizing them in the concept of intellectual mediator. His paternalistic tone (GOMES, 1988) in the program Hora do Brasil endorse the New State (Estado Novo) pedagogical political project. Alexandre Marcondes Filho is mentioned in some bibliographic productions in the field of Political History and Social Sciences as an important intellectual of his time. A politician without projects linked to education, he gets involved during the New State, in cultural mediation acts (GOMES; HANSEN, 2016), in favor of a specific policy for workers. Marcondes Filho develops a political intermediary function, specifically on the part of intellectuals who work in diverse fields (BOURDIEU, 1998). In the field of the History of Education, his act of mediation between the government and working class, still unexplored, may take a new look at education in an out-of-school space, and more specifically, on the education of workers.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14262
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 18/08/2020 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGEDU - Mestrado (Dissertações)

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