Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14261
Título : Musicalidades sonoridades e sua potência épica no espetáculo O Pão e a Pedra da CIA do Latão.
Autor : Sampaio, Gustavo Ferreira de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor: Cavalcante, Alex Beigui de Paiva
Palabras clave : Música
Teatro
Bertolt Brecht
Fecha de publicación : 2021
metadata.dc.contributor.referee: Cavalcante, Alex Beigui de Paiva
Santos, Sérgio Ricardo de Carvalho
Maciel, Paulo Marcos Cardoso
Citación : SAMPAIO, Gustavo Ferreira de Oliveira. Musicalidades sonoridades e sua potência épica no espetáculo O Pão e a Pedra da CIA do Latão. 2021. 260 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2021.
Resumen : Esta dissertação tem como foco uma pesquisa acerca do trabalho sonoro-musical, desenvolvido no espetáculo O Pão e a Pedra (2016) pela Companhia do Latão. Esta é uma peça em que é possível notar um trabalho estético-político muito presente , cujo o tema central trata-se sobre o universo do trabalho, relacionado a greve do ABC paulista, em São Bernardo do Campo -SP EM 1979, também sobre mudanças de coordenada política da época, e as questões de luta de classes. Tal como Bertolt Brecht aplicava a estética do Teatro Épico/ dialeto em seus espetaculos no século XX, como de recursos narrativos , de corais, de musicas, do estranhamento, entre outros, faço um paralelo de como esses potentes recursos se refletem no trabalho da CIA do Latão. Pensando principalmente em como a sonoplastia e a musica, importantes matrizes da cena épica, aparecem em um viés estético, reflexivo, e por um princípio da crítica das contradições neste espetáculo. E também, neste sentido, apresento algumas das diferenças aplicação sonoro-musical em O Pão e a Pedra (2016), não trabalhada apenas como estética pura.
metadata.dc.description.abstracten: This dissertation focuses on research about the sound-musical work, developed in the show O Pão ea Pedra (2016) by Companhia do Latão. This is a piece in which it is possible to notice a very present aesthetic-political work, whose central theme is the universe of work, related to Greve do ABC Paulista, in São Bernardo do Campo -SP IN 1979, also about coordinate changes politics of the time, and as questions of class struggle. Just as Bertolt Brecht applied the aesthetics of Epic Theater / dialect in his shows in the 20th century, such as narrative resources, choirs, music, estrangement, among others, I make a parallel of how these powerful resources are reflected in the work of the CIA of Brass. Thinking mainly about how sound design and music, important matrices of the epic scene, appear with an aesthetic, reflective bias, and for a principle of criticism of the contradictions in this show. And also, in this sense, I present some of the differences in sound-musical application in O Pão ea Pedra (2016), not only worked as a pure aesthetic.
Descripción : Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Departamento de Artes, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14261
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 10/12/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece en las colecciones: PPGAC - Mestrado (Dissertações)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO_MusicalidadeSonoridades.pdf3,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons