Avaliação de uma nova abordagem para o ensino de química.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2020
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Neste trabalho, é relatado o processo de elaboração e aplicação de um roteiro de atividade prática para professores do ensino médio como uma forma de estratégia didática para o ensino da teoria cinética dos gases na disciplina de química. Esta estratégia foi caracterizada por uma abordagem específica, aula expositiva do conteúdo seguida do vídeo experimental para a discussão do tópico. Optou-se por utilizar o Youtube por ser uma das plataformas mais acessadas por qualquer estudante. Escolheu-se um vídeo que continha um experimento claro e objetivo correlacionado com o conteúdo acima citado. Em seguida, elaborou-se o vídeo da aula prática que conteve com uma breve contextualização no cotidiano dos alunos, seguida do vídeo experimental do Youtube e por fim algumas perguntas discursivas. Os resultados indicam que a abordagem do vídeo experimental apresenta uma vantagem significativa sobre as aulas teóricas, reforçando a importância da utilização de práticas experimentais extras na sala.
Descrição
Palavras-chave
Aula prática, Teoria dos gases, Termodinâmica, Thermodynamics, Experimental vídeo
Citação
CHAGAS, J. O.; LOBO, F. A.; GONÇALVES, J. L. Avaliação de uma nova abordagem para o ensino de química. Revista Interritórios, Caruaru, v. 6, n. 12, p. 355-360, 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/interritorios/article/view/249005/37154>. Acesso em: 10 jun. 2021.