Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14205
Título: | Avaliação de uma nova abordagem para o ensino de química. |
Título(s) alternativo(s): | Appraisal of a new approach to chemistry teaching. |
Autor(es): | Chagas, Júnior Olair Lobo, Fabiana Aparecida Gonçalves, José Luiz |
Palavras-chave: | Aula prática Teoria dos gases Termodinâmica Thermodynamics Experimental vídeo |
Data do documento: | 2020 |
Referência: | CHAGAS, J. O.; LOBO, F. A.; GONÇALVES, J. L. Avaliação de uma nova abordagem para o ensino de química. Revista Interritórios, Caruaru, v. 6, n. 12, p. 355-360, 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/interritorios/article/view/249005/37154>. Acesso em: 10 jun. 2021. |
Resumo: | Neste trabalho, é relatado o processo de elaboração e aplicação de um roteiro de atividade prática para professores do ensino médio como uma forma de estratégia didática para o ensino da teoria cinética dos gases na disciplina de química. Esta estratégia foi caracterizada por uma abordagem específica, aula expositiva do conteúdo seguida do vídeo experimental para a discussão do tópico. Optou-se por utilizar o Youtube por ser uma das plataformas mais acessadas por qualquer estudante. Escolheu-se um vídeo que continha um experimento claro e objetivo correlacionado com o conteúdo acima citado. Em seguida, elaborou-se o vídeo da aula prática que conteve com uma breve contextualização no cotidiano dos alunos, seguida do vídeo experimental do Youtube e por fim algumas perguntas discursivas. Os resultados indicam que a abordagem do vídeo experimental apresenta uma vantagem significativa sobre as aulas teóricas, reforçando a importância da utilização de práticas experimentais extras na sala. |
Resumo em outra língua: | In this work, the process of elaborating and applying a script of practical activity for high school teachers is reported as a form of didactic strategy for teaching the kinetic theory of gases in the discipline of chemistry. This strategy was characterized by a specific approach, expository class of content followed by the experimental video for the discussion of the topic. We decided to use YouTube as it is one of the most online video-sharing platform accessed by any student. A video was chosen which contained a clear and objective experiment correlated with the above-mentioned content. Then, the video of practical class was elaborated, which contained a brief contextualization in the students' daily lives, followed by experimental YouTube video and finally some discursive questions. The results indicate that the experimental video approach has significant advantage over the analytical classes, reinforcing the importance of using extra experimental practices in classroom. |
URI: | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14205 |
ISSN: | 2525-7668 |
Licença: | Os trabalhos publicados no periódicos Revista Interritórios estão sob licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Fonte: Revista Interritórios <https://periodicos.ufpe.br/revistas/interritorios/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 11 maio 2021. |
Aparece nas coleções: | DEQUI - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_AvaliaçãoNovaAbordagem.pdf | 291,27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.