Permanências e mudanças nos registros dos domicílios com indivíduos em processo de escolarização nas listas nominativas de Mariana de 1831 e 1840.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2020
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O contexto histórico da formação da cidade de Mariana, foi marcado pelos reflexos da mineração e consequente urbanização e migração populacional. Os impactos desses processos levaram a instauração de mecanismos de controle, necessários para o melhor funcionamento do espaço e da sociedade. Neste sentido, surgem as listas nominativas, muito importantes para a compreensão do perfil populacional do século XIX e nos permitem uma análise da sociedade a partir da configuração dos seus domicílios. Este trabalho de dissertação objetiva compreender as mudanças e permanências ocorridas nos domicílios marianenses com pessoas na escola a partir das análises das listas nominativas de 1831 e 1840. Partiremos do princípio de análise da contraposição dos dados presentes nas listas nominativas já utilizadas por Fonseca (2015). Além de estabelecer os perfis das pessoas dos domicílios com pessoas nas escolas, destacamos três grupos de análises: os expostos, os ofícios como aprendizado e os domicílios chefiados por mulheres. O trabalho torna-se relevante por abordar a história da educação, das mulheres e da infância no município de Mariana, no século XIX, constatando algumas questões que evidenciam um perfil social de escolarização não uniforme.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
História da educação, Escolarização, Século XIX, Mariana - MG
Citação
OLIVEIRA, Milena Souza. Permanências e mudanças nos registros dos domicílios com indivíduos em processo de escolarização nas listas nominativas de Mariana de 1831 e 1840. 2020. 82 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2020.