Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14160
Título: Uso da vitamina C como estratégia para o estudo do equilíbrio químico.
Título(s) alternativo(s): Use of vitamin C as a strategy for the study of chemical balance.
Autor(es): Perucci, Leidelaine Sergio
Lima, Letícia Peruce de
Silva, Thamires Lana e
Santos, Viviane Martins Rebello dos
Andrade, Ângela Leão
Palavras-chave: Aprendizagem
Learning
Data do documento: 2020
Referência: PERUCCI, L. S. et al. Uso da vitamina C como estratégia para o estudo do equilíbrio químico. Alemur, v. 5, p. 21-31, 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufop.br/alemur/article/view/4129>. Acesso em: 10 jun. 2021.
Resumo: Este trabalho apresenta uma discussão a respeito de como a decomposição da vitamina C, ocasionada por alguns fatores, pode contribuir para a construção de conhecimentos, por parte de alunos do Ensino Médio, no que concerne ao equilíbrio químico. Para tanto, foram selecionadas bolsistas também do Ensino Médio, mas de uma série mais avançada do que aquela dos alunos acompanhados, para mediarem as estratégias de ensino. As bolsistas tentaram ajudar os estudantes a refletir e fazer associações entre conhecimentos do senso comum e conceitos da química, visto que pode ser mais produtivo que o processo de ensino aprendizagem tenha como ponto de partida saberes prévios dos sujeitos, construídos cotidianamente, por meio da observação e de informações diversas. Desta forma, pode-se propiciar maior envolvimento e interesse dos estudantes em relação às temáticas trabalhadas. Por intermédio de uma metodologia de ensino que propôs partir de experiências concretas para exploração de conceitos abstratos, verificou-se que bolsistas e alunos conseguiram construir mais conhecimentos no que tange ao equilíbrio químico.
Resumo em outra língua: This paper presents a discussion about how the decomposition of vitamin C, caused by some factors, can contribute to the construction of knowledge, by high school students, regarding chemical balance. To this end, scholarship holders from high school were also selected, but from a series more advanced than that of the students being monitored, to mediate teaching strategies. The fellows tried to help students reflect and make associations between common sense knowledge and chemistry concepts, since it can be more productive that the teaching-learning process has as a starting point the subjects' previous knowledge, built daily, through observation and miscellaneous information. In this way, it is possible to provide greater involvement and interest of students in relation to the themes worked on. Through a teaching methodology that proposed starting from concrete experiences to explore abstract concepts, it was found that scholars and students managed to build more knowledge regarding the chemical balance.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14160
Link para o artigo: https://periodicos.ufop.br/alemur/article/view/4129
ISSN: 2447-8091
Aparece nas coleções:DEQUI - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_UsoVitaminaC.pdf
  Restricted Access
262,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.