Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14057
Título: Dominância fiscal para o Brasil : uma análise a partir do modelo de Projeção Local para o período de 1999 a 2020.
Autor(es): Flora, Mariana Silva
Orientador(es): Santolin, Roberto Salvador
Palavras-chave: Política monetária - Brasil
Política tributária - Brasil
Responsabilidade fiscal - Brasil
Data do documento: 2021
Membros da banca: Santolin, Roberto Salvador
Souza, Michel Cândido de
Saraiva, Paulo José
Referência: FLORA, Mariana Silva. Dominância fiscal para o Brasil: uma análise a partir do modelo de Projeção Local para o período de 1999 a 2020. 2021. 86 f. Dissertação (Mestrado em Economia Aplicada) – Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2021.
Resumo: Esta dissertação analisa a interação entre as políticas fiscal e monetária para a economia brasileira, considerando um modelo de Projeção Local, para o período de janeiro de 1999 a março de 2020. A revisão de literatura é fundamentada pela teoria da dominância fiscal com os principais autores que definem o tema, e em seguida, são apresentadas evidências empíricas para o caso da economia brasileira, para melhor compreensão das variáveis e dos principais resultados. Além disso, foi apresentada a evolução das variáveis macroeconômicas, com foco na conjuntura econômica brasileira e na relação entre as políticas fiscal e monetária. A análise empírica foi realizada a partir do modelo de Projeção Local, utilizando a análise da função impulso-resposta para identificar os choques estruturais e interpretar os resultados. Os resultados sugerem que a taxa de juros não possui relação com as variáveis prêmio de risco e dívida pública, e que um aumento do superavit primário leva a uma redução da dívida pública. Assim, é possível concluir que não ocorreu dominância fiscal para o Brasil no período de janeiro de 1999 a março de 2020.
Resumo em outra língua: This dissertation analyzes the interaction between fiscal and monetary policies for the Brazilian economy, considering a Local Projection model, for the period from January 1999 to March 2020. The literature review is based on the theory of fiscal dominance, with the main authors who define the theme, and then empirical evidence for the case of the Brazilian economy is presented, for a better understanding of the variables and the main results. In addition, the evolution of macroeconomic variables was presented, with a focus on the Brazilian economic situation and on the relationship between fiscal and monetary policies. The empirical analysis was carried out from the Local Projection model, using the impulseresponse function analysis to identify the structural shocks and interpret the results. The results suggest that the interest rate is not related to the risk premium and public debt variables, and that an increase in the primary surplus leads to a reduction in the public debt. Thus, it is possible to conclude that Brazil did not have fiscal dominance in the period from January 1999 to March 2020.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada. Departamento de Ciências Econômicas e Gerenciais, Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14057
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 17/11/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPEA - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_DominânciaFiscalBrasil.pdf1,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons