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Título: O fluxo televisivo do Canal 5 : uma forma cultural em Honduras.
Autor(es): Lizardo Gutierrez, Julissa Lizeth
Orientador(es): Prado, Denise Figueiredo Barros do
Palavras-chave: Difusão cultural - Honduras
Estudos interculturais
Globalização
Nacionalização
Data do documento: 2021
Membros da banca: Prado, Denise Figueiredo Barros do
França, Vera Regina Veiga
Coração, Cláudio Rodrigues
Referência: LIZARDO GUTIERREZ, Julissa Lizeth. O fluxo televisivo do Canal 5: uma forma cultural em Honduras. 2021. 166 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2021.
Resumo: O presente trabalho tem como tema perceber como o fluxo televisivo do Canal 5, de Honduras, constitui uma forma cultural singular. Desde sua criação em 1959, o canal transmitiu telenovelas e filmes dos Estados Unidos e do México e, hoje, com seu desenvolvimento, conseguiu ampliar sua oferta de programação estrangeira, incorporando conteúdos brasileiros e colombianos, bem como sua produção nacional. Esta pesquisa procura compreender como o fluxo televisivo do Canal 5 conduz à construção de um perfil específico e singular para a emissora hondurenha revelando sua forma cultural a partir da articulação dos programas de TV que o canal oferece na grade da sua programação, considerando a hibridização de seus conteúdos. Esta perspectiva problematiza as mesclas entre as produções dos países exportadores de produtos televisuais da América Latina com os programas de TV hondurenhos, a publicidade comercial e as publicidades institucionais a partir de uma análise grade de programação. A metodologia utilizada para esta pesquisa está baseada na análise do fluxo televisivo, a partir da construção de uma “falsa” semana (TAVARES, 2005), compreendendo que a organização da grade da programação está organizada em dois eixostemporais: horizontal e vertical (DUARTE, 2014), e também a uma análise de conteúdo (BAUER, GASKELL, 2002), que permitiu mapear os temas que aparecem na programação. Desta forma, interpretamos os sentidos e valores que o canal procura transmitir para o público, tendo em conta as mesclas entre as produções dos países exportadores de produtos televisuais da América Latina com os programas de TV hondurenhos. Para realizar isso, nos fundamentamos teoricamente em William (2016), quanto à discussão e reflexão sobre a televisão como forma cultural. Na análise, foram desenvolvidos três eixos analíticos:1) a cotidianidade da programação, 2) a relação articulada entre o Canal 5 e o público, e 3) a hibridização cultural: entrecruzamentos dos sentidos e valores no fluxo. Ao final deste estudo, observamos que há a construção de uma rotina própria da emissora a partir da cotidianidade do público, bem como, uma relação próxima com os telespectadores através de formas enunciativas, construídas com o intuito de manter um vínculo de contato e projetar sua imagem diante deles. Uma outra característica detectada foram os entrecruzamentos culturais dos sentidos e valores sociais e as mescla cultural nos programas televisivos no fluxo televisivo da grade da programação.
Resumo em outra língua: The present work has as its theme the television flow of Channel 5, a cultural form in Honduras. Since its creation in 1959, it has broadcast series and movies from the United States and Mexico, and today, with its development, it has managed to expand its foreign programming offer, incorporating Brazilian and Colombian content, as well as Mexican and American content. In this sense, this research seeks to understand how the television flow of Channel 5 allows the construction of a specific and unique profile for the Honduran station, revealing its cultural form, based on the exhibition of the television programs that the channel offers in its programming, considering the hybridization of its content. This perspective problematizes the mix between the productions of Latin American television product exporting countries with Honduran television programs, as well as commercial and internal advertising within programming hours. Thus, the methodology used for this research is based on the analysis of the flow, based on the construction of a “false” week, Tavares (2005), understanding that the organization of the serious programming is organized along time axes: horizontal and vertical. (DUARTE, 2014), this approach is articulated with a content analysis by Bauer and Gaskell (2002) to understand what programs mean by their speeches. In this way, we interpret the meanings and values that they intend to convey to the public, taking into account the mixes between the productions of countries that export television products in Latin America with Honduran television programs, as well as commercial and internal advertising within the broadcasting serious programming. To do this, we theoretically base ourselves on the thought of William (2016) focused on the discussion and reflection on television, beyond being a technological medium and understanding it as a cultural form. In the analysis, three analytical axes were developed: 1) the daily routine of programming, 2) the articulated relationship between channel 5 and the public, and 3) cultural hybridization: intersections of meanings and values in the flow. In the analysis, the construction of a routine typical of the station was found based on the public's daily life, as well as a close relationship with viewers through enunciative forms to maintain a contact link and project its image as a channel of television before them. Another characteristic detected was the cultural intertwining of meanings and social values and the cultural mix in television programs in the television flow of the schedule programming.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14053
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 25/11/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
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