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Título : Heróis de Brumadinho : as estratégias de comunicação do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais após o rompimento da barragem 1.
Autor : Mattos, Aline Dias de
metadata.dc.contributor.advisor: Martins, Nair Prata Moreira
Palabras clave : Comunicação - pesquisa
Heróis
Redes sociais
Inhotim - Brumadinho, MG
Fecha de publicación : 2021
metadata.dc.contributor.referee: Martins, Nair Prata Moreira
Generoso, Isaura Mourão
Rodrigues, Hila Bernadete Silva
Citación : MATTOS, Aline Dias de. Heróis de Brumadinho: as estratégias de comunicação do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais após o rompimento da barragem 1. 2021. 178 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2021.
Resumen : Em janeiro de 2019, o Brasil e o mundo acompanharam o rompimento da barragem de rejeitos 1, da Mina Córrego do Feijão, da mineradora Vale, em Brumadinho. Em segundos, a lama destruiu as instalações da mineradora no local, as residências e os estabelecimentos às margens do córrego do Feijão, deixando 270 mortos. A tragédia provocou grandes impactos ambientais e é registrada como o maior acidente de trabalho no país. Os militares do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais atuaram no resgate dos sobreviventes e na busca dos corpos. A operação durou 421 dias seguidos, sendo suspensa em março de 2020, devido à pandemia do coronavírus, e retomada em agosto do mesmo ano. O fato teve grande repercussão na mídia, principalmente nas primeiras duas semanas após o rompimento. Além de atuar no salvamento, militares do Corpo de Bombeiros desenvolveram ações de comunicação para atender a imprensa, ganhando visibilidade e sendo reconhecidos pela mídia e pela sociedade como “Heróis de Brumadinho”. Este estudo visa identificar as estratégias de comunicação utilizadas pela corporação e como elas contribuíram para a construção dessa imagem de herói.
metadata.dc.description.abstracten: In January 2019, Brazil and the world followed the rupture of the tailings dam 1, of the Córrego do Feijão mine, in Brumadinho. In seconds, the mud destroyed the mining company's facilities on site, the homes and establishments located on the banks of the Feijão stream, leaving 270 people dead. The tragedy caused great environmental impacts and is registered as the biggest work accident in the country. The soldiers of the Minas Gerais Fire Department acted in the rescue of the survivors and in the search for the bodies. The operation lasted 421 days in a row and was only interrupted due to the coronavirus pandemic in March 2020. The fact had great repercussions in the media, especially in the first two weeks after the breach. In addition to acting in the rescue, military personnel from the Fire Department developed communication actions to assist the press, gaining visibility and being recognized by the media and society as “Heroes of Brumadinho”. This study aims to identify the communication strategies used by the corporation and how they contributed to the construction of the hero image.
Descripción : Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14039
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 16/11/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais.
Aparece en las colecciones: PPGCOM - Mestrado (Dissertações)

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