Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13959
Título : Formação continuada : análise dos impactos do PNAIC na prática docente de professoras alfabetizadoras das escolas públicas municipais de Mariana – MG.
Otros títulos : Continuing education : analysis of the impacts of PNAIC on the teaching practice of literacy teachers in municipal public schools in Mariana - MG.
Autor : Calixto, Suely de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor: Antunes, Leandra Batista
Palabras clave : Formação Continuada
Alfabetização e letramento na sala de aula
Práticas pedagógicas
Mariana - MG
Fecha de publicación : 2021
metadata.dc.contributor.referee: Antunes, Leandra Batista
Lages, Rita Cristina Lima
Bodolay, Adriana Nascimento
Citación : CALIXTO, Suely de Oliveira. Formação continuada: análise dos impactos do PNAIC na prática docente de professoras alfabetizadoras das escolas públicas municipais de Mariana – MG. 2021. 106 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2021.
Resumen : A preocupação central desta pesquisa é compreendermos qual o impacto do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) na prática pedagógica das professoras alfabetizadoras no município de Mariana - MG. No desenvolvimento da pesquisa, foi feita revisão bibliográfica sobre alfabetização e letramento, formação docente e as políticas de alfabetização e de avaliação, bem como um levantamento documental relacionado aos sujeitos da pesquisa, às professoras de 1º ciclo, e ao contexto de realização desta investigação, a rede municipal de Mariana - MG. A pesquisa foi conduzida com 16 professoras alfabetizadoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental de 05 escolas que participaram do PNAIC entre os anos de 2012 a 2017. Empregaram-se como instrumentos de geração de dados a análise de documentos públicos, questionários e entrevistas semiestruturadas. Para o tratamento dos dados, recorreu-se à análise quantitativa descritiva (no caso dos documentos e parte dos questionários) e análise textual discursiva (no restante dos questionários e nas entrevistas). Os resultados demonstram que a maioria das professoras reconhece que o PNAIC trouxe contribuições significativas para suas práticas pedagógicas, dentre elas, a troca deexperiências com os pares e a aquisição de novos conhecimentos. Percebe-se também que, na visão das alfabetizadoras, o PNAIC foi responsável por mudanças em suas práticas como, o uso de novos métodos em suas aulas, a prática da leitura deleite, a elaboração de formas mais lúdicas para trabalhar os conteúdos em sala de aula, passando a utilizar materiais concretos e jogos. Assim, pode-se concluir que o PNAIC, segundo as docentes, teve repercussões positivas no campo da alfabetização em Mariana - MG.
metadata.dc.description.abstracten: The central concern of this research is to understand the impact of the National Pact or Literacy at the Right Age (PNAIC) in the pedagogical practice of alphabetization teachers in the city of Mariana - MG. In the development of the research, a bibliographic review was made on alphabetization and literacy, teacher training, literacy and evaluation policies, as well as a documentary survey related to the research subjects, the first cycle teachers, and to the context in which this investigation was carried out, the municipal network of Mariana – MG. The research was conducted with 16 literacy teachers from the initial years of Elementary School from 05 schools that participated in the PNAIC from 2012 to 2017. The instruments ofdata generation were the analysis of public documents, questionnaires and semi-structured interviews. For data treatment, descriptive quantitative analysis (in the case of documents and part of the questionnaires) and discursive textual analysis (in the other part of the questionnaires and in the interviews) were used. The results show that most teachers recognize that PNAIC has made significant contributions, including the exchange of experiences with colleagues and the acquisition of new knowledge. It is also noticed that, in the view of literacy teachers, PNAIC was responsible for changes in their practices, such asthe use of new methods in their classes, the practice of reading delight, the elaboration of more playful ways to work the contents in the classroom, using concrete materials and games.Thus, it can be concluded that PNAIC, according to the teachers, had positive repercussions inthe field of literacy in Mariana - MG.
Descripción : Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13959
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 08/11/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece en las colecciones: PPL - Mestrado (Dissertações)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO_FormaçãoContinuadaAnálise.pdf1,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons