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Título: De minúsculos titãs a legionários que queimam : a representação de formigas nas animações infantis.
Título(s) alternativo(s): From tiny titans to legionaries who burn : the representation of ants in the cartoon.
Autor(es): Almeida, Sheila Alves de
Carneiro, Marco Antonio Alves
Aguiar Júnior, Orlando Gomes de
Cristiano, Maykon Passos
Palavras-chave: Representação de formigas
Desenho animado
Ensino de ciências
Data do documento: 2021
Referência: ALMEIDA, S. A. de. et al. De minúsculos titãs a legionários que queimam: a representação de formigas nas animações infantis. Revista Reamec, v. 9, n. 1, p. e21007, jan./abr. 2021. Disponível em: <https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/11201>. Acesso em: 12 maio 2021.
Resumo: Este estudo objetivou compreender as representações de formigas em animações infantis. Para isso, assistiu-se a cada animação mais de uma vez para perceber como as formigas foram significadas nos desenhos animados. Daí, foram registrados dados recorrentes e singulares na representação das formigas nos desenhos. Para a análise do objeto de pesquisa, a estrutura narrativa da animação e a estrutura conceitual da gramática visual inspiraram a construção de categorias. Os resultados indicaram que os desenhos animados analisados exploraram as características e os comportamentos humanos como base para a construção de personagens e narrativas. Observou-se que as animações abordam aspectos morfológicos das formigas, mas o comportamento delas ainda é pouco explorado e evidenciado. As concepções culturais da sociedade humana e seus preconceitos foram recorrentes em todas as animações estudadas.
Resumo em outra língua: This study aimed to understand the representations of ants in children's animations. For that, we watched each animation more than once to understand how ants were meant in cartoons. Hence, recurring and singular data were recorded in the representation of ants in the drawings. For the analysis of the research object, the narrative structure of the animation and the conceptual structure of the visual grammar inspired the construction of categories. The results indicated that the cartoons analyzed explored human characteristics and behaviors as a basis for the construction of characters and narratives. It was observed that the animations address the morphological aspects of the ants, but their behavior is still little explored and evidenced. The cultural conceptions of human society and its prejudices were recurrent in all the studied animations.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13759
DOI: http://dx.doi.org/10.26571/reamec.v9i1.11201
ISSN: 2318-6674
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