Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13663
Título: Entre o Corpo e o Tronco : a representação do jagunço de Bernardo Élis.
Autor(es): Alves, Denise de Fátima Lessa
Orientador(es): Agnolon, Alexandre
Palavras-chave: Jagunço
Literatura brasileira
Data do documento: 2021
Membros da banca: Agnolon, Alexandre
Gama, Mônica Fernanda Rodrigues
Guirau, Marcelo Cizaurre
Referência: ALVES, Denise de Fátima Lessa. Entre o Corpo e o Tronco: a representação do jagunço de Bernardo Élis. 2021. 119 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2021.
Resumo: Esta pesquisa é uma análise ao romance O Tronco, de Bernardo Élis, escrito em 1956. A análise em questão parte da apreciação do texto literário, sua urdidura e as relações de poder sob a perspectiva da ambivalência, especialmente no cotidiano dos jagunços e da polícia, envolvidos no Massacre do Duro, ocorrido em 1918, na antiga região de Goiás. Nesse sentido, procuramos, através de uma perspectiva histórica, encontrar as origens literárias dessa personagem recorrente de nossa literatura e compreender as formas com que o autor representa as imagens dos jagunços e da polícia em seu discurso romanesco.
Resumo em outra língua: This is a research analysis of the novel O Tronco, by Bernardo Elis, written in 1956. The examination looks for a full understanding of the narrative and its essentials, as well as power relations under the standpoint of uncertainty, particularly in the daily lives of a jagunço and the police, who were involved in the Massacre do Duro in 1918 in the early region of Goias. From a historical perspective, we seek to find the literary origin of jagunço; a recurrent character in Brazilian Literature, and additionally comprehend the ways in which the author represents the imagery regarding jagunços and the police in his chronicle.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13663
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 24/08/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPL - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_CorpoTroncoRepresentação.pdf1,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons