Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13661
Título: Toadas do Maracatu Nação de Baque Virado : um estudo de linguagem e performance.
Autor(es): Moreira, Viviane Terezinha de Faria
Orientador(es): Muniz, Kassandra da Silva
Palavras-chave: Linguagem
Maracatu
Performance
Data do documento: 2021
Membros da banca: Muniz, Kassandra da Silva
Santos, Erisvaldo Pereira dos
Souza, Ana Lúcia Silva
Referência: MOREIRA, Viviane Terezinha de Faria. Toadas do Maracatu Nação de Baque Virado: um estudo de linguagem e performance. 2021. 125 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2021.
Resumo: O cortejo das nações de maracatu na cidade de Recife exibe cores e valores das tradições de matriz africana, mostrando em suas apresentações as epistemes da memória ancestral, reminiscências de uma cultura oral e reexistência da negritude no Brasil, os saberes presentes na linguagem das toadas e as letras das músicas entoadas no maracatu. As toadas mencionam os Orixás, divindades do panteão africano, e fazem referência a acontecimentos passados e atuais. Cantam a luta, a cultura e a resistência social e histórica do povo negro. Em meio a essas riquezas culturais é construída a pesquisa que se segue, com o intuito de enxergar além-mar e escutar os ecos, os batuques e as conquistas que fazem permanecer viva a manifestação afropernambucana, maracatu nação de baque virado. A pesquisa percorre um caminho que busca mostrar a ligação entre a linguagem, a memória ancestral e a performance que se encontram em meio às toadas. Conciliando esses pontos com a ideia do cruzo religioso, o que acarreta na necessidade da discussão acerca do racismo religioso que habita e reflete no dia a dia dos grupos e pessoas envolvidas com os maracatus. São analisadas 20 toadas que se conectam com concepções citadas acima, o objetivo é fazer uma análise de cunho explicativo, pautadas em dois pontos, o primeiro é focado na memória ancestral e seus reflexos na performance das toadas e o segundo objetivo está elencado na concepção e representação do cruzo religioso diaspórico onde a encruzilhada é notada como potência e possibilidade de encontros e crenças. Por fim, ao compartilhar esses epistemes busca-se maior entendimento e compreensão das contribuições culturais e religiosas que as nações de maracatu proporcionam para suas comunidades, para o território brasileiro e para além-mar.
Resumo em outra língua: Le cortège des maracatu nação dans la ville de Recife, la capitale de l’État du Pernambuco au Brésil, expose les couleurs et les valeurs des traditions d'origines africaines, montrant dans leurs présentations les épistèmes de la mémoire ancestrale, des réminiscences d'une culture orale, ainsi que la réexistence de la négritude au Brésil. Par ailleurs, le cortège met en valeur aussi des connaissances présentes dans la langue des toadas, c’est-à-dire, les paroles chantées au maracatu. Mentionnées sur les toadas, les Orixás, divinités du panthéon africain, se réfèrent aux événements passés et actuels, aussi bien que chantent la lutte, la culture et la résistance sociale et historique du peuple noir. S’appuyant sur ces richesses culturelles, cette recherche propose de voir au-delà d’outre-mer et d'écouter les échos, les tambours et les réalisations qui gardent vive la manifestation afro-pernambucana, le maracatu nação de baque virado. En outre, cette recherche parcourt un chemin qui nous permet de braquer les projecteurs sur le lien entre un langage, une mémoire ancestrale et une performance retrouvés au milieu des toadas. Face au dialogue entre ces points et l'idée d'une croix religieuse, s’impose la nécessité de discuter sur le racisme religieux présent dans la vie quotidienne des groupes et aussi des personnes impliquées dans le maracatu. Les deux conceptions évoquées ci-dessus sont liées au but de faire une analyse de 20 toadas de nature explicative, à partir de deux points. Le premier focalise sur la mémoire ancestrale et ses réflexes dans la performance des toadas, tandis que le second s’appuie sur la représentation d’un croix religieux, où le carrefour est compris comme une puissance et une possibilité de rencontres et de croyances. Par la constitution de cette recherche, il est prévu de partager ces épistèmes afin de mieux comprendre les contributions culturelles et religieuses que les nations de maracatu apportent à leurs communautés dans le territoire brésilien et à l'étranger.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13661
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 03/09/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação
Aparece nas coleções:PPL - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_ToadasMaracatuNação.pdf3,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons