Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13626
Title: Escola x tecnologia : reflexões sobre a formação de professores de educação física.
Other Titles: School x technology : reflections about formation of physical education teachers.
Authors: Oliveira, Géssyca Tolomeu de
Mazzi, Beatriz Leite
Ungheri, Bruno Ocelli
Campos, Priscila Augusta Ferreira
Ferreira, Renato Melo
Keywords: Docente
Faculty
Issue Date: 2020
Citation: OLIVEIRA, G. T. de et al. Escola x tecnologia: reflexões sobre a formação de professores de educação física. Caderno de Educação Física e Esporte, v. 18, n. 1, p. 17-22, jan./abr. 2020. Disponível em: <http://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/23322/pdf>. Acesso em: 10 jun. 2021.
Abstract: INTRODUÇÃO: Na educação, os meios de comunicação de massa trouxeram mudanças e possibilidades significativas, como as mudanças cognitivas, resultando num confronto entre a forma que se aprende na escola tradicional e a forma como se aprende mediado pelas novas tecnologias de comunicação. OBJETIVO: Analisar se os alunos da graduação do curso de Educação Física Licenciatura da Universidade Federal de Ouro Preto sentem-se preparados para trabalhar com a tecnologia em suas aulas. MÉTODOS: Foram selecionados randomicamente alunos do primeiro, quinto e oitavo períodos, o critério de seleção foi alunos que estivessem cursando as disciplinas disponibilizadas para seus respectivos períodos. Foi analisado, através de entrevista, a opinião de nove alunos. A entrevista teve um total de três perguntas principais e abrangeu assuntos da atualidade e aqueles já estudados na matriz curricular do curso. A análise dos dados foi conduzida de acordo com a seguinte sequência: transcrição, organização e interpretação (classificação e organização). As gravações foram transcritas por meio de digitação em um computador. A classificação e organização das informações foi feita através do método Meaning Unit (MU). RESULTADOS: Os achados da pesquisa apontam que, sob a perspectiva discente, existe um volume reduzido de encargos didáticos que se valem dos recursos tecnológicos como ferramentas pedagógicas. Isso pode demonstrar limites no grau de sistematização da referida temática nos conteúdos trabalhados durante o curso e, consequentemente, na percepção dos alunos e alunas acerca de seu preparo para atuação na Educação Física Escolar. CONCLUSÃO: Conclui-se que os alunos do curso de Educação Física da Universidade Federal de Ouro Preto não se sentem preparados para trabalhar com a tecnologia na escola.
metadata.dc.description.abstracten: BACKGROUND: In education, the mass media brought changes and significant possibilities, such as cognitive changes, resulting in a confrontation between the way that you learn in traditional school and the way that you learn mediated by new communication technologies. OBJECTIVE: To analyze if the undergraduate students of Physical Education Degree from Federal University of Ouro Preto feel prepared to work with the technology in their classes. METHODS: Students from the first, fifth and eighth periods were randomly selected; the selection criteria were students who were studying the subjects available for their respective periods. It was analyzed, through an interview, the opinion of nine students. The interview had a total of three main questions and covered topics of the present time and those already studied in the curricular matrix of the course. Data analysis was conducted according to the following sequence: transcription, organization and interpretation (classification and organization). The recordings were transcribed by typing on a computer. The classification and organization of the information was done through the Meaning Unit (MU) method. RESULTS: Analyzes of these transcriptions initially totaled 117 MUs and, after a concordance analysis between the three evaluators with experience in qualitative research, with the objective of categorizing each MU in a pre-defined category, resulted in 77 MUs, being some used in the present study. CONCLUSION: It is concluded that the students of the Physical Education course from Federal University of Ouro Preto do not feel prepared to work with the technology in their classes.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13626
metadata.dc.identifier.doi: http://dx.doi.org/10.36453/2318-5104.2020.v18.n1.p17
ISSN: 2318-5090
metadata.dc.rights.license: Direitos autorais são distribuídos a partir da licença Creative Commons (CC BY-NC-SA - 4.0). Fonte: O PDF do artigo
Appears in Collections:DEEFD - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_EscolaTecnologiaReflexões.pdf465,58 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.