Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/1359
Título: Práticas avaliativas em Matemática na educação de jovens e adultos : relato de uma experiência diferenciada.
Autor(es): Monteiro, Eliziê Frans de Castro
Nunes, Célia Maria Fernandes
Ferreira, Ana Cristina
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
Avaliação da aprendizagem
Rede Municipal de Belo Horizonte
Práticas avaliativas
Matemática
Data do documento: 2011
Referência: MONTEIRO, E. F. de C.; NUNES, C. M. F.; FERREIRA, A. C. Práticas avaliativas em Matemática na educação de jovens e adultos : relato de uma experiência diferenciada. In: XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática,13., 2011, Recife. Anais da XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática. Recife, 2011. p. 1-13. Disponível em: <http://www.cimm.ucr.ac.cr/ocs/files/conferences/1/schedConfs/1/papers/1117/submission/director/1117-9460-1-DR.pdf>. Acesso em: 06 set. 2012.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo identificar, apresentar e analisar práticas avaliativas em Matemática realizadas na Educação de Jovens e Adultos pautadas nos pressupostos atuais de avaliação para essa modalidade de ensino. Para tanto, identificou-se uma escola que possui em sua proposta pedagógica a perspectiva de avaliação desejada e após a autorização de seus educadores, acompanhou-se as práticas avaliativas em Matemática realizadas na Educação de Jovens e Adultos dessa instituição. A pesquisa de abordagem qualitativa de estudo de caso utilizou como instrumentos de coleta de dados entrevista semiaberta com professores, observação, questionários aplicados aos alunos e análise de documentos: registro de cadernos e provas de Matemática, diário de campo e ficha de avaliação de alunos com o objetivo de permitir a análise das práticas avaliativas em Matemática. Após a análise dos dados levantados foi possível identificar uma prática avaliativa baseada em valores tais como dialogicidade, autonomia, coletividade, flexibilidade e inovação.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/1359
Aparece nas coleções:DEEDU - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EVENTO_PráticasAvaliativasMatemática.pdf195,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.