Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/1358
Título : Saberes docentes e formação de professores : um breve panorama da pesquisa brasileira.
Autor : Nunes, Célia Maria Fernandes
Palabras clave : Formação de professores
Ensino
Pesquisa educacional
Saberes docentes
Conhecimento
Fecha de publicación : 2001
Citación : NUNES, C. M. F. Saberes docentes e formação de professores : um breve panorama da pesquisa brasileira. Educação e Sociedade, v. 22, n. 74, p. 27-42, abr. 2001. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/%0D/es/v22n74/a03v2274.pdf>. Acesso em: 06 set. 2012.
Resumen : As pesquisas sobre formação e profissão docentes apontam para uma revisão da compreensão da prática pedagógica do professor, que é tomado como mobilizador de saberes profissionais. Considera-se assim que este, em sua trajetória, constrói e reconstrói seus conhecimentos conforme a necessidade de sua utilização, suas experiências, seus percursos formativos e profissionais etc. O objetivo deste texto é apresentar uma análise de como e quando a questão dos saberes docentes aparece nas pesquisas sobre formação de professores na literatura educacional brasileira, identificando as diferentes referências e abordagens teórico-metodológicas que os fundamentam, os enfoques e tipologias utilizadas e criadas por pesquisadores brasileiros. Acredita- se que a investigação dessa temática possibilitará identificar um percurso de pesquisa desenvolvido com características próprias, mas em compasso com uma tendência internacional no âmbito das pesquisas sobre o ensino e sobre os docentes.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/1358
ISSN : 01017330
metadata.dc.rights.license: Os trabalhos publicados na Educação & Sociedade estão sob licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir, transmitir e adaptar o trabalho, desde que sejam citados o autor e licenciante. Fonte: Educação & Sociedade <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0101-7330&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 07 nov. 2016.
Aparece en las colecciones: DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_SaberesDocentesFormação.pdf164,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.