Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13550
Título: Desastres de Mariana e Brumadinho : o que aprendemos ou deixamos de aprender?
Título(s) alternativo(s): Mariana and Brumadinho disasters : what have we learned or failed to learn?
Autor(es): Castro, Paulo de Tarso Amorim
Palavras-chave: Mineração de ferro
Ruptura de barragem de rejeito
Quadrilátero ferrífero
Data do documento: 2020
Referência: CASTRO, P. de. T. A. Desastres de Mariana e Brumadinho: o que aprendemos ou deixamos de aprender?. Caderno de Geografia, v. 31, n. 1, p. 196-207, fev. 2021. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/geografia/article/view/25542>. Acesso em: 24 mar 2021.
Resumo: Este artigo traz uma análise do contexto socioeconômico e ambiental em que se deu os rompimentos das barragens de rejeitos de mineração de ferro da SAMARCO, em Mariana e da VALE, em Brumadinho. A associação entre o adensamento populacional e as ricas jazidas de ferro no Quadrilátero Ferrífero compôs o cenário em que se deu o rompimento de barragens de rejeito da mineração de ferro. A magnitude destes desastres ganha dimensões e consequências em um contexto jamais visto, expondo as fragilidades do modelo de produção mineral da região.
Resumo em outra língua: This article analyses the socio-economic and environmental context in which the iron ore tailings dams at SAMARCO in Mariana and VALE in Brumadinho broke down. The association between population density and the rich iron deposits in the Quadrilatero Ferrifero formed the scenario in which the iron ore tailings dams broke. The magnitude of these disasters gains dimensions and consequences in an unprecedented context, exposing the region's mineral production model's weaknesses.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13550
DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2021v31nesp1p196
ISSN: 0103-8427
Licença: O periódico Caderno de Geografia permite que os autores assumam contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Fonte: Caderno de Geografia <http://periodicos.pucminas.br/index.php/geografia/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 22 out. 2019.
Aparece nas coleções:DEGEO - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_DesastresMarianaBrumadinho.pdf711,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.