Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13534
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.authorPires, Nair Aparecida Rodrigues-
dc.contributor.authorGauthier, Clermont-
dc.date.accessioned2021-08-18T20:09:04Z-
dc.date.available2021-08-18T20:09:04Z-
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.citationPIRES, N. A. R.; GAUTHIER, C. Pautas didáticas na construção da profissionalidade docente. Educação, Santa Maria, v. 45, jan./dez. 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/47997>. Acesso em: 24 maio 2021.pt_BR
dc.identifier.issn1984-6444-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13534-
dc.description.abstractDiante da necessidade de profissionalização da formação do professor de música, este artigo tem como objetivo refletir sobre as Pautas Didáticas, um conjunto de dispositivos de formação, resultado de pesquisa desenvolvida no âmbito do estágio de pós-doutorado. Tomando como eixo da formação a reflexão e a profissionalidade docente, entendida como aquilo que é específico para o desempenho da ação docente (comportamentos, atitudes, conhecimentos, habilidades, valores), foi desenvolvido um projeto no estágio supervisionado, no primeiro semestre de 2019. Para a etapa de Interação com a escola, as Pautas Didáticas tiveram foco no espaço escolar (estrutura, funcionamento e projeto pedagógico), na didática em sala de aula (gestão da classe e gestão dos aprendizados), na relação ética (valores, princípios, dilemas e tensões) e no reconhecimento dos aprendizados adquiridos (escrita reflexiva). Nos momentos de organização e socialização dos dados, foram disponibilizados aos licenciandos aportes teóricos e conceituas para subsidiar a análise de situações, dilemas e problematizações. Ao estimular a reflexividade, esses dispositivos caracterizam uma abordagem profissionalizante, uma vez que permitem identificar comportamentos, atitudes, escolhas metodológicas, formular pontos de vista, formalizar e refletir sobre elementos da prática docente observada, desenvolver postura crítica e ética diante de ações e escolhas pedagógicas, levantando pistas para a organização de propostas situadas de intervenção didática.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectFormação de professorpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.titlePautas didáticas na construção da profissionalidade docente.pt_BR
dc.title.alternativeTeaching guidelines in the construction of teaching professionality.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseThis work is under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International Licence (CC BY-NC 4.0). Fonte: o PDF do artigo.pt_BR
dc.description.abstractenIn view of the need to professionalize the training of music teachers, this article aims to reflect on the Didactic Guidelines, a set of training devices, the result of research developed within the scope of the postdoctoral internship. Taking teaching professionalism as an axis of training, understood as what is specific to the performance of the teaching action (behaviors, attitudes, knowledge, skills, values), a project was developed in the supervised internship, in the first semester of 2019. For the stage of Interaction with the school, the Teaching Guidelines focused on the school space (structure, operation and pedagogical project), classroom teaching (class management and learning management), the ethical relationship (values, principles, dilemmas and tensions) and in the recognition of the lessons learned (reflective writing). In the moments of organization and socialization of data, theoretical and conceptual contributions were made available to undergraduates to support the analysis of situations, dilemmas and problematizations. By stimulating reflexivity, these devices characterize a professional approach, since they allow identifying behaviors, attitudes, methodological choices, formulating points of view, formalizing and reflecting on elements of the observed teaching practice, developing a critical and ethical posture in the face of actions and pedagogical choices, raising clues for organizing proposals for didactic intervention.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.5902/1984644447997pt_BR
Aparece nas coleções:DEMUS - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_PautasDidáticasConstrução.pdf1,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.