Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13526
Título: Uma experiência entre práticas psicomotoras e jogo dramático infantil : imagens do brincar.
Título(s) alternativo(s): An experience between psychomotor practices and dramatic play : images of playing.
Autor(es): Meira, Thiago Carvalho
Bortolini, Neide das Graças de Souza
Palavras-chave: Psicomotricidade relacional
Dramatizações espontâneas
Relacional psychomoticity
Natural dramatizations
Child drama
Data do documento: 2021
Referência: MEIRA, T. C.; BORTOLINI, N. das G. de S. Uma experiência entre práticas psicomotoras e jogo dramático infantil: imagens do brincar. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG. v. 11, n. 21, p. 221-248, jan/abr. 2021. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/25584>. Acesso em: 24 maio 2021.
Resumo: Este artigo se destina ao estudo de práticas psicomotoras relacionais como base para o desenvolvimento de uma experiência com jogos dramáticos realizada com estudantes do segundo ano do Ensino Fundamental, durante a qual, a observação crítica permitiu conduzir ações que se balizam pela subjetividade e alteridade das crianças. Partindo das proposições conceituais de Suzana Veloso Cabral (2001) sobre a Psicomotricidade Relacional, o artigo busca aproximações com teorias de teatro e educação de Peter Slade (1978), valorizando as potencialidades inventivas das crianças. Assim, o artigo apresenta aspectos relevantes dos cinco encontros realizados com os estudantes, ressaltando a evolução das vivências mediadas pela combinação da psicomotricidade relacional com o jogo dramático.
Resumo em outra língua: This article is intended for the study of relational psychomotor practices as a basis for the development of an experience with child drama carried out with students in the second year of elementary school, during which, critical observation allowed to conduct actions that are guided by the subjectivity and otherness of children. Starting from the conceptual propositions of Suzana Veloso Cabral (2001) on Relational Psychomotricity, the article seeks approaches with theories of theater and education by Peter Slade (1978), valuing the inventive potential of children. The article presents relevant aspects of the five meetings held with students, highlighting the evolution of experiences mediated by the combination of relational psychomotricity and dramatic play.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13526
DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.25584
ISSN: 1982-9507
Licença: O periódico Pós permite distribuição, remixagem, adaptação e criação da obra, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/2433>. Acesso em: 23 maio 2021.
Aparece nas coleções:DEART - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ExperiênciaPráticasPsicomotoras.pdf250,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.