Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13508
Título: Notas sobre a peça Acima de tudo : sociologia e filosofia como bases para a criação teatral.
Título(s) alternativo(s): Notes on the play Acima de tudo : sociology and philosophy as bases for theatrical creation.
Autor(es): Valença, Ernesto Gomes
Palavras-chave: Teatro antifascista
Teatro político
Dramaturgia
Antifascist theater
Political theater
Data do documento: 2020
Referência: VALENÇA, E. G. Notas sobre a peça Acima de tudo: sociologia e filosofia como bases para a criação teatral. Urdimento, Florianópolis, v. 3, n. 39, nov./dez. 2020. Disponível em: <https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/17990>. Acesso em: 24 maio 2021.
Resumo: O artigo descreve a metodologia utilizada para a criação da peça Acima de tudo – Teatro antifascista, enfatizando o modo como a dramaturgia e a encenação articularam as bases teóricas estudadas. O neofascismo foi abordado a partir de fontes filosóficas e sociológicas que permitiram estabelecer paralelos entre o período da Alemanha nazista e o Brasil atual, sendo o mais evidente a mobilização, para ideias totalitárias, do sentimento da solidão em meio à multidão. O celular foi tomado como símbolo dessa solidão massificada hiper conectada que gerou o fascismo no Brasil e empregado na encenação tanto como objeto de cena quanto como inspiração para todo o espetáculo.
Resumo em outra língua: The article describes the methodology used to create the play Acima de tudo - anti-fascist theater, emphasizing the way in which dramaturgy and staging articulated the theoretical bases studied. Neofascism was approached from philosophical and sociological sources that made it possible to establish parallels between the period of Nazi Germany and Brazil today, the most evident being the mobilization, for totalitarian ideas, of the feeling of loneliness among the crowd. The cell phone was taken as a symbol of this massively hyperconnected loneliness that generated fascism in Brazil and used in the staging both as an object of the scene and as inspiration for the entire spectacle.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13508
DOI: https://doi.org/10.5965/14145731033920200206
ISSN: 1414-5731
Licença: O periódico Urdimento permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1876>. Acesso em: 29 out. 2020.
Aparece nas coleções:DEART - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_NotasPeçaAcima.pdf6,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.