Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13490
Título: Angela Davis, as mulas do mundo e a música : por um novo paradigma.
Autor(es): Barroso, Nathalia Nascimento
Kangussu, Imaculada Maria Guimarães
Palavras-chave: Feminismo negro
Gênero
Raça
Black feminism
Race
Data do documento: 2020
Referência: BARROSO, N. M.; KANGUSSU, I. M. G. Angela Davis, as mulas do mundo e a música: por um novo paradigma. Revista Ideação, v. 1, n. 42, p. 187-196, jul./dez. 2020. Disponível em: <http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/5203>. Acesso em: 24 maio 2021.
Resumo: O presente artigo deseja apresentar possibilidades de mudanças de paradigma a partir da proposta da filósofa americana Angela Davis de considerar as mulheres negras como o mais elevado padrão de medida da humanidade. Ilustramos esta proposta contemporânea com a investigação realizada pela autora em Blues Legacies and Black Feminism. Gertrude “Ma” Rainey, Bessie Smith e Billie Holiday (1998), onde fica claro como o blues, através da música, influenciou a práxis do universo feminino. Tendo como objetivo a ampla delineação da mulher que permeia as obras da autora, vamos mostrar como se constrói a afirmação do sujeito feminino negro ao longo da história, salientando como a interseccionalidade é imprescindível quando o tema é o feminismo. Em outras palavras, é necessária e fundamental a análise de aproximações e distanciamentos existentes entre as pautas levantadas pelas teorias do feminismo, trazendo à baila a importância de se pensar gênero, raça e classe como intricados e não separados entre si.
Resumo em outra língua: This article aims to present possibilities for paradigm shifts based on the proposal of the American philosopher Angela Davis to consider black women as the highest standard of measurement for humanity. We illustrate this contemporary proposal with the research carried out by the author in Blues Legacies and Black Feminism. Gertrude “Ma” Rainey, Bessie Smith and Billie Holiday (1998), where it is clear how the blues, through music, influenced the praxis of the female universe. Aiming at the broad outline of the woman that permeates the author's works, we will show how the affirmation of the black female subject is constructed throughout history, highlighting how intersectionality is essential when the theme is feminism. In other words, it is necessary and fundamental the analysis of existing approaches and distances between the guidelines raised by the theories of feminism, bringing to the fore the importance of thinking about gender, race and class as intricate and not separated from each other.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13490
Link para o artigo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/5203
DOI: http://dx.doi.org/10.13102/ideac.v1i42.5203
ISSN: 2359-6384
Aparece nas coleções:DEFIL - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_AngelaDavisMulas.pdf
  Restricted Access
228,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.