Efetividade de intervenção nutricional pautada no programa Promoção da Alimentação Adequada e Saudável (PAAS) na Atenção Primária : Ensaio comunitário controlado randomizado.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2021
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
A prevalência de doenças crônicas constitui, hoje, problema de grande magnitude no Brasil e no mundo, sendo um de seus principais determinantes a alimentação inadequada. Esse cenário demanda ações efetivas e políticas públicas que garantam, além de ações assistenciais, qualificação profissional e ações de educação em saúde, sobretudo na Atenção Primária à Saúde (APS), por ser o nível de atenção prioritário para realização de atividades de promoção da saúde. O objetivo deste trabalho foi avaliar a efetividade do Programa de Promoção da Alimentação Adequada e Saudável (PAAS) conduzido por profissionais da APS dos municípios de Carmo do Cajuru - MG e de Nova Lima - MG. Trata-se de um ensaio clínico comunitário controlado com usuários da APS de 20 anos ou mais. As Unidades Básicas de Saúde nas quais os usuários estavam cadastrados, foram randomicamente divididas em grupos intervenção (GI) e grupo controle (GC). Na primeira fase, foi desenvolvida capacitação para os profissionais das unidades alocados no GI. Na segunda, foi aplicado questionário quantitativo com questões sociodemográficas e de consumo alimentar e aferidas medidas antropométricas entre os participantes do GI e GC. Na terceira fase, os usuários do GC participaram das atividades tradicionais do serviço e usuários do GI receberam a intervenção: oferta de ações de educação alimentar e nutricional pautadas no PAAS. A fase quatro constituiu na reaplicação do questionário quantitativo acrescido de questões de adesão e satisfação dos usuários. A avaliação da efetividade foi realizada por meio da investigação da evolução do consumo alimentar, das medidas antropométricas e questões de adesão e satisfação com as atividades. Foram realizadas análises descritivas e bivariadas; análises estatísticas intragrupos (McNemar e Wilcoxon) e intergrupos (T de Student e Qui-Quadrado), sendo em todas as análises consideradas o valor significante de p<0,05. Avaliou-se a evolução de 99 adultos e idosos; 39 do GC e 60 do GI, com características sociodemográficas similares. Após intervenção, os participantes do GI aumentaram o consumo semanal de alimentos in natura (3,90 vezes para 4,30; p=0,017) e consumo regular de frutas (46,70% para 73,30%; p=0,002), reduzindo o consumo semanal de alimentos ultraprocessados (1,40 vezes para 0,67; p=0,01). O GC diminuiu o consumo semanal de alimentos ultraprocessados (1,30 vezes para 0,67; p<0,01). A intervenção nutricional pautada no PAAS foi efetiva para melhora do perfil alimentar dos usuários do APS, confirmando a necessidade de se recomendar a extensão do PAAS para outros públicos.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Saúde e Nutrição. Escola de Nutrição, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Promoção da Saúde, Cuidados primários de saúde, Hábitos alimentares
Citação
LIMA, Bianca Bastos. Efetividade de intervenção nutricional pautada no programa Promoção da Alimentação Adequada e Saudável (PAAS) na Atenção Primária : Ensaio comunitário controlado randomizado. 2021. 81 f. Dissertação (Mestrado em Saúde e Nutrição) - Escola de Nutrição, Universidade Federal de Ouro Preto, Escola de Nutrição, Ouro Preto, 2021.