Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13464
Title: Observação, reflexão e materialização de uma sequência didática sobre aerodinâmica concebida no PIBID.
Authors: Cruz, Ana Carla da
metadata.dc.contributor.advisor: Zama, Uyrá dos Santos
Keywords: Física - estudo e ensino
Ciência - estudo e ensino
Vygotskii, L. S. - Lev Semenovich
Ensino fundamental
Issue Date: 2021
metadata.dc.contributor.referee: Gaia, Marília Carla de Mello
Maia, Cristina de Oliveira
Zama, Uyrá dos Santos
Citation: CRUZ, Ana Carla da. Observação, reflexão e materialização de uma sequência didática sobre aerodinâmica concebida no PIBID. 2021. 175 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2021.
Abstract: A tendência da abordagem dos conteúdos relacionados à Física no Ensino Fundamental II pautada na memorização mecânica de fórmulas matemáticas desarticuladas dos conceitos científicos, configura uma experiência traumática para muitos estudantes. Essa forma de ensinar marcou e ainda se faz muito presente nas aulas de Ciências no Brasil. Embora haja iniciativas que buscam romper com essa tendência de ensino, há poucos trabalhos empíricos documentando as experiências que discutem as dificuldades de professores formados em Ciências Biológicas em ensinar os conteúdos da Física ou da Química no Ensino Fundamental. Neste sentido, buscamos compreender como uma sequência didática pode favorecer a apropriação de conteúdos de Ciências. Nosso objetivo, portanto, é apresentar um produto educacional baseado nas ideias de Vigotski que possibilite aos profissionais do ensino de Ciências diversificarem sua prática e fomentarem a aprendizagem de seus educandos por meio de um conjunto de atividades que mobilizam a ação, interação e participação mais ativa dos estudantes na maior parte do tempo. As atividades propostas neste trabalho estão atualmente divididas em sete momentos e foram levadas para a escola nos anos de 2014, 2015 e 2019. Nestes momentos são levantadas questões iniciais, propõe-se uma etapa de experimentação e observação, a partir da confecção de objetos/brinquedos como paraquedas, aviões de papel, protótipos do perfil das asas de aviões, pipas ou jogos; em seguida é proposto um diálogo a respeito dos conhecimentos envolvidos e a retomada das questões iniciais. Após a elaboração do produto, pretendíamos analisar adesão e o engajamento disciplinar produtivo dos participantes por meio de registros em áudio, vídeo e escrita, entretanto o surgimento e disseminação da COVID-19 paralisou as atividades escolares presenciais e inviabilizou esta etapa. A partir do refinamento de ajuste metodológico foi possível perceber a importância de incentivar e promover a leitura por meio de estímulos diversos como um fator fundamental no desempenho dos estudantes.
metadata.dc.description.abstracten: The tendency to approach Physics-related contents in Elementary School II, based on the mechanical memorization of mathematical formulas disjointed from scientific concepts, configures a traumatic experience for many students. This way of teaching marked and is still very present in Science classes in Brazil. Although there are initiatives that seek to break with this teaching trend, few empirical works are documenting the experiences that discuss the difficulties of teachers trained in Biological Sciences in teaching Physics or Chemistry contents in Elementary School. In this sense, we seek to understand how a didactic sequence can favor the appropriation of Science content. Our goal, therefore, is to present an educational product based on Vygotsky's ideas that enable science teaching professionals to diversify their practice and encourage the learning of their students through a set of activities that mobilize action, interaction, and more active participation of students most of the time. The activities proposed in this work are currently divided into seven stages and were taken to school in 2014, 2015, and 2019. In these moments, initial questions are raised, a stage of experimentation and observation is proposed, from the making of objects/ toys such as parachutes, paper airplanes, prototype aircraft wing profiles, kites, or games; then dialogue about the knowledge involved is proposed and the initial questions resumed. After developing the product, we intended to analyze the participants' adherence and productive disciplinary engagement through audio, video, and written records, however, the emergence and dissemination of COVID-19 paralyzed classroom activities and made this stage unfeasible. From the refinement of the methodological adjustment, it was possible to see the importance of encouraging and promoting reading through various stimuli as a fundamental factor in student performance.
Description: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13464
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pela autora em 10/08/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados a autora e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Appears in Collections:MPEC - Mestrado (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO_ObservaçãoReflexãoMaterialização.pdf6,24 MBAdobe PDFView/Open
PRODUTO_AsasParaVoar.pdf4,77 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons