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Título: NEABs e a proposição de educação para as relações étnico-raciais.
Título(s) alternativo(s): Afro-Brazilian studies nucleus and the education proposition por ethnic-racial relations.
Autor(es): Roza, Isis Silva
Roza, Luciano Magela
Palavras-chave: Ações afirmativas
Affirmative actions
Data do documento: 2020
Referência: ROZA, I. S.; ROZA, L. M. NEABs e a proposição de educação para as relações étnico-raciais. Interritórios, Revista de Educação Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, v. 6, n. 12, p. 93-113, 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/interritorios/article/view/248991>. Acesso em: 24 maio 2021.
Resumo: O artigo objetiva apresentar e discutir como os Núcleos de Estudos AfroBrasileiros estão se configurando como espaços formativos estratégicos para o desenvolvimento de propostas orientadas para reeducação das relações étnicoraciais. O artigo estrutura-se em 3 partes. A primeira apresenta o contexto de ampliação dos NEABs. Para tanto, é elencado um conjunto de iniciativas de combate ao racismo, que foram implementadas a partir das primeiras décadas do século XXI. A segunda parte é dedicada à compreensão da articulação entre os NEABs, a Associação Brasileira de Pesquisadores Negros – ABPN e o Consórcio de NEABs – CONNEABs, assim como a caracterização dos núcleos. A terceira parte dedica-se a discussão sobre as contribuições dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros para as ações orientadas para a reeducação das relações étnico-raciais. Um conjunto de fragmentos de entrevistas de intelectuais negras e negros envolvidas(os) nas atividades dos NEABs é evidenciado.
Resumo em outra língua: This article aims to present and discuss how the Afro-Brazilian Studies Centers are configuring themselves as strategic training spaces for the development of proposals aimed at re-education of ethnic-racial relations. The article is structured in 3 parts. The first presents the context for the expansion of NEABs. To this end, a set of initiatives to combat racism is listed, which were implemented from the first decades of the 21st century. The second part is dedicated to understanding the articulation between the NEABs, the Brazilian Association of Black Researchers - ABPN and the NEABs Consortium - CONNEABs, as well as the characterization of the nuclei. The third part is dedicated to the discussion about the contributions of the Afro-Brazilian Studies Centers to actions oriented towards the re-education of ethnic-racial relations. A set of fragments of interviews by black and black intellectuals involved in the activities of the NEABs is evidenced.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13437
DOI: https://doi.org/10.33052/inter.v6i12.248991
ISSN: 2525-7668
Licença: Autores de trabalhos publicados na Revista de Educação Interritórios mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Fonte: Revista de Educação Interritórios <https://periodicos.ufpe.br/revistas/interritorios/about/submissions#copyrightNotice> . Acesso em: 11 maio 2021.
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