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Título: As diretrizes curriculares da ABEPSS e a temática família.
Título(s) alternativo(s): ABEPSS curriculum guidelines and families theme.
Autor(es): Horst, Claudio Henrique Miranda
Palavras-chave: Formação profissional
Serviço social
Data do documento: 2020
Referência: HORST, C. H. M. As diretrizes curriculares da ABEPSS e a temática família. Temporalis, Brasília, v. 20, p. 144-164, jul./dez. 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/31498>. Acesso em: 24 maio 2021.
Resumo: A partir da lógica das diretrizes curriculares da ABEPSS, o objetivo deste artigo é apontar possibilidades para o estudo e o debate sobre a família na formação profissional em Serviço Social. Partimos do pressuposto de que as Diretrizes Curriculares exigem a apreensão dos diversos conteúdos que perpassam a formação/trabalho numa perspectiva de totalidade. Portanto, compreendemos que os fundamentos da profissão – expressos nas diretrizes curriculares – possibilitam, através dos diferentes núcleos de fundamentação, a compreensão da família, por meio de fundamentos críticos, condizentes com o Projeto Ético-Político. Mediante indicações de como os componentes curriculares podem desenvolver as reflexões sobre família, apontamos estratégias possíveis de uma análise que rompa com o conservadorismo moral, religioso e com as expressões pragmáticas, no exercício profissional, sustentadas por experiências pessoais.
Resumo em outra língua: The aim of the article is to point out possibilities for the debate about a families in professional training in Social Work based on the logic of the ABEPSS curriculum guidelines. We start from the assumption that the Curriculum Guidelines require the apprehension of several contents that permeate training / work in an open perspective. Therefore, we understand that the foundations of the profession - expressed in the curricular guidelines - make it possible from different nuclei of reasoning and the understanding of the families from critical foundations, consistent with the Ethical-Political Project. From indications on how the curriculum components can develop as reflections on the family, they point to strategies that allow an analysis that breaks with moral and religious conservatism and with pragmatic practical expressions in the professional practice sustained by individuals.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13408
DOI: https://doi.org/10.22422/temporalis.2020v20n40p144-164
ISSN: 2238-1856
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