Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13390
Title: Análise ativa e alvo : reflexão pedagógica expandida para o trabalho do ator sobre a peça e o papel.
Authors: Lima, Daniela de Castro
metadata.dc.contributor.advisor: Gomes, Ricardo Carlos
Keywords: Konstantin Stanislavski
Declan Donnellan
Teatro
Atores
Atrizes
Issue Date: 2021
metadata.dc.contributor.referee: Gomes, Ricardo Carlos
Vássina, Elena
Albricker, Vinícius Assunção
Souza, Raquel Castro de
Citation: LIMA, Daniela de Castro. Análise ativa e alvo: reflexão pedagógica expandida para o trabalho do ator sobre a peça e o papel. 2021. 178 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2021.
Abstract: A presente dissertação tem como tema o trabalho do ator no método da análise ativa, de Konstantin Stanislávski. Como objeto de estudo propomos uma interseção entre princípios e práticas do diretor russo Konstantin Stanislávski e do diretor inglês Declan Donnellan, apresentando uma reflexão pedagógica expandida para o trabalho do ator sobre a peça e o papel. A investigação partiu da seguinte questão norteadora: no contexto da análise ativa, de Stanislávski, como podemos delinear uma prática cênica a partir da utilização do alvo, de Donnellan, como elemento auxiliar dentro desse processo de análise? Para investigar e propor estratégias complementares para a criação do ator a partir do diálogo entre esses encenadores foi realizada uma revisão da literatura sobre o tema da análise ativa e uma revisão bibliográfica sobre Konstantin Stanislávski e sobre Declan Donnellan. A partir de uma análise comparativa dos procedimentos propostos pelos autores estudados, apresentamos como resultado um enriquecimento de possibilidades práticas para o trabalho do ator na análise ativa, em que o alvo, de Donnellan, é inserido no contexto do método de Stanislávski de modo a contribuir com o processo de estudo da peça e do papel por meio da (re)ação do ator.
metadata.dc.description.abstracten: This dissertation is a study of actor's work in the method of active analysis, by Konstantin Stanislavski. We blend the Russian director Konstantin Stanislavski’s principles and practices with the English director Declan Donnellan’s target, obtaining as a result an expanded pedagogical approach to the actor's work on the play and the role. The guiding question of this investigation was: how can we outline a scenic practice merging elements of Stanislavski's active analysis with Donnellan's target, having the target as an operational support in this practice? To investigate and propose complementary strategies for the creation of the actor based on the dialogue between these directors a literature review on active analysis and the target as well as on Konstantin Stanislavski and Declan Donnellan were carried out. Finally, as a result of a comparative procedure, we present an enrichment of possibilities for the actor's work in active analysis, in which Donnellan's target is inserted in the context of Stanislavski's method and approached as a facilitating resource for the study of the play and the role through the (re)action of the actor.
Description: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Departamento de Artes, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13390
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 14/07/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Appears in Collections:PPGAC - Mestrado (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO_AnáliseAtivaAlvo.pdf1,24 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons