Artesanato e mídia : quando o midiático atravessa o tradicional.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2020
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Neste artigo, discute-se como as produções artesanais revelam articulações entre a cultura popular e o midiático a partir da observação e análise do artesanato de Mariana (MG). Isto se deve à percepção de que tais produções são fortemente vinculadas à cultura midiática, especialmente pela incorporação de personagens de HQs famosos e desenhos animados (como Minions, Homem Aranha e Galinha Pintadinha). Entende-se que o surgimento deste tipo de produção artesanal se constitui como um fenômeno privilegiado para a compreensão da forma como o contexto midiático contemporâneo é processado e articulado às práticas culturais populares. Para entender este cenário, buscamos as contribuições de Canclini (2015), relativos à hibridização, e Certeau (2008, 2009) sobre as práticas culturais, entre outras contribuições teórico-conceituais.
Descrição
Palavras-chave
Cultura midiática, Práticas culturais, Media culture, Cultural practices
Citação
PRADO, D. F B. do. Artesanato e mídia: quando o midiático atravessa o tradicional. Animus, Santa Maria, v. 19, n. 40, 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/animus/article/view/34110>. Acesso em: 24 maio 2021.