Rádio educativo como proposta pedagógica de formação de novos repórteres em espaço não escolar.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2020
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Este estudo analisa o processo de formação de repórteres nos estúdios da Rádio UFOP Educativa, em Ouro Preto/MG. A investigação busca responder a seguinte pergunta: De que forma a Rádio UFOP contribui para a formação acadêmica dos estudantes de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto? A investigação foi baseada em pesquisa exploratória, com utilização do Estudo de Caso, Levantamento Documental e Bibliográfico, Pesquisa participante e aplicação de entrevista para a coleta de dados. Embora enfrente desafios técnicos para realização de seus trabalhos, a emissora é classificada por alguns estudantes bolsistas como lugar de experimentação de linguagem e de encontro com a futura profissão jornalística, além de ser compreendida como instrumento pedagógico complementar ao ensino da Universidade.
Descrição
Palavras-chave
Rádio universitária, Jornalismo, Formação profissional, Exploratory research, University radio
Citação
SANTOS, G. A.; LOPEZ, D. C. Rádio educativo como proposta pedagógica de formação de novos repórteres em espaço não escolar. Revista Brasileira de Ensino do Jornalismo, Brasília, v. 10, n. 26, p. 129-142, jun. 2020. Disponível em: <http://rebej.abejor.org.br/index.php/rebej/article/view/58>. Acesso em: 24 maio 2021.