Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13355
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Ana Carolina Lima-
dc.date.accessioned2021-07-07T17:52:12Z-
dc.date.available2021-07-07T17:52:12Z-
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, A. C. L. As imagens de Dilma Rousseff da ditadura civil-militar ao impedimento. Contemporanea (UFBA. Online), v. 18, n. 1, p. 135-155, jan./abr. 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/contemporaneaposcom/article/view/23123>. Acesso em: 24 maio 2021.pt_BR
dc.identifier.issn1809-9386-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13355-
dc.description.abstractA fotografia, entendida em seu valor de testemunho histórico e em sua potência poética, pode comportar leituras distintas dos fatos, de como eles foram e de como poderiam ter sido. Este artigo investiga de que modo essas duas facetas se apresentaram em imagens de Dilma Rousseff feitas na ditadura civil-militar e reformuladas durante a campanha eleitoral de 2014 e a luta contra o impedimento de 2016. Por meio da análise do processo de transmutação (de forma, mas também de sentido e de adequação memorialista) pelo qual passaram essas imagens, avaliam-se as implicações da mudança de temporalidade que as permeou, posto que, recompostas e ressignificadas, as fotos já não aludiam mais a um passado dado e se configuravam como materializações de uma instância simbólica que apontava para o futuro, para certo horizonte de expectativas. Além disso, tenta-se explicitar como, ao propor comparações entre passado e presente, as imagens inadvertidamente ajudaram a sabotar o amanhã por elas almejado.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectTemporalidadespt_BR
dc.subjectPhotographypt_BR
dc.titleAs imagens de Dilma Rousseff da ditadura civil-militar ao impedimento.pt_BR
dc.title.alternativeImages of Dilma Roussef from civil-military dictatorship to impeachment.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseOs trabalhos publicados na Contemporanea - Revista de Comunicação e Cultura estão sob Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Fonte: Contemporanea - Revista de Comunicação e Cultura <https://portalseer.ufba.br/index.php/contemporaneaposcom/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 31 nov. 2019.pt_BR
dc.description.abstractenPhotography, understood for its historical value and for its poetic power, may comprise different readings of the facts, as they were and as they might have been. This article investigates how those two aspects are presented in a set of Dilma Rousseff’s images made in civil-military dictatorship and reformulated during her presidential campaign in 2014 and her struggle against impeachment in 2016. By doing so, this analytical approach maps the implications of those photograph’s transformations (which included new meanings and different memoirist associations), especially regarding its temporality – because, in those new uses, photos no longer refer to the past, but are configured as materializations of a symbolic instance that points to the future, to certain horizon of expectations. Besides that, the paper tries to explain how, proposing comparisons between past and present, the images inadvertently helped to undermine the destiny they are aiming for.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.9771/contemporanea.v18i1.23123pt_BR
Aparece nas coleções:DEJOR - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ImagensDilmaRousseff.pdf631,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.