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Título: As imagens de Dilma Rousseff da ditadura civil-militar ao impedimento.
Título(s) alternativo(s): Images of Dilma Roussef from civil-military dictatorship to impeachment.
Autor(es): Santos, Ana Carolina Lima
Palavras-chave: Fotografia
Memória
Temporalidades
Photography
Data do documento: 2020
Referência: SANTOS, A. C. L. As imagens de Dilma Rousseff da ditadura civil-militar ao impedimento. Contemporanea (UFBA. Online), v. 18, n. 1, p. 135-155, jan./abr. 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/contemporaneaposcom/article/view/23123>. Acesso em: 24 maio 2021.
Resumo: A fotografia, entendida em seu valor de testemunho histórico e em sua potência poética, pode comportar leituras distintas dos fatos, de como eles foram e de como poderiam ter sido. Este artigo investiga de que modo essas duas facetas se apresentaram em imagens de Dilma Rousseff feitas na ditadura civil-militar e reformuladas durante a campanha eleitoral de 2014 e a luta contra o impedimento de 2016. Por meio da análise do processo de transmutação (de forma, mas também de sentido e de adequação memorialista) pelo qual passaram essas imagens, avaliam-se as implicações da mudança de temporalidade que as permeou, posto que, recompostas e ressignificadas, as fotos já não aludiam mais a um passado dado e se configuravam como materializações de uma instância simbólica que apontava para o futuro, para certo horizonte de expectativas. Além disso, tenta-se explicitar como, ao propor comparações entre passado e presente, as imagens inadvertidamente ajudaram a sabotar o amanhã por elas almejado.
Resumo em outra língua: Photography, understood for its historical value and for its poetic power, may comprise different readings of the facts, as they were and as they might have been. This article investigates how those two aspects are presented in a set of Dilma Rousseff’s images made in civil-military dictatorship and reformulated during her presidential campaign in 2014 and her struggle against impeachment in 2016. By doing so, this analytical approach maps the implications of those photograph’s transformations (which included new meanings and different memoirist associations), especially regarding its temporality – because, in those new uses, photos no longer refer to the past, but are configured as materializations of a symbolic instance that points to the future, to certain horizon of expectations. Besides that, the paper tries to explain how, proposing comparisons between past and present, the images inadvertently helped to undermine the destiny they are aiming for.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13355
DOI: http://dx.doi.org/10.9771/contemporanea.v18i1.23123
ISSN: 1809-9386
Licença: Os trabalhos publicados na Contemporanea - Revista de Comunicação e Cultura estão sob Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Fonte: Contemporanea - Revista de Comunicação e Cultura <https://portalseer.ufba.br/index.php/contemporaneaposcom/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 31 nov. 2019.
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