O resgate de elementos da Paideia grega como orientação no uso da história da matemática e da música na sala de aula.

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Data
2020
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Resumo
A relação entre a matemática e a música foi muito explorada na Grécia Antiga, tendo diversos desdobramentos na filosofia e na educação desenvolvida pelos gregos. A descoberta de Pitágoras, que relacionava comprimentos e notas musicais, teve grande influência no pensamento grego, levando à construção de uma leitura rítmica do universo, que funcionaria segundo uma harmonia matematicamente apreensível. Era a mousiké que daria inteligibilidade ao mundo e que ordenaria o modelo educacional grego sistematizado sob o conceito de Paidéia. Esse modelo de educação clássica, que visava a uma formação integral do indivíduo, contrasta com o nosso modelo moderno, que possui grande tendência a fragmentar o conhecimento e explorar apenas seu caráter lógico. Por esse motivo, nos propusemos a investigar se seria possível recuperarmos elementos do modelo clássico na escola atual, usando a história da matemática e da música como fio condutor de atividades em que trabalhamos o conceito de número racional. Realizamos uma pesquisa qualitativa, formulando atividades que explorassem toda a riqueza da abordagem clássica, que envolve percepções sensoriais, atividades corporais e reflexão a respeito da estrutura da música, trabalhando com razões e medidas numa sala de aula. As atividades foram aplicadas a alunos do 1º ano do ensino médio e as conclusões a que chegamos foi que essa recuperação da Paidéia é possível em alguma medida, mas sob grandes limites que são parte estrutural do modelo de educação atual.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Educação Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Música, Matemática - estudo e ensino
Citação
CARVALHO, Renato Alves de. O resgate de elementos da Paideia grega como orientação no uso da história da matemática e da música na sala de aula. 2020. 89 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2020.