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dc.contributor.advisorFernandes, Luiz Estevam de Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorSanches, Raphael Lugo-
dc.date.accessioned2021-06-14T19:53:38Z-
dc.date.available2021-06-14T19:53:38Z-
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.citationSANCHES, Raphael Lugo. A construção do santo: Swami Vivekananda e a sua experiência no Ocidente (1893-1897). 2021. 212 f. Tese (Doutorado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/13275-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em História. Departamento de História, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractNos últimos meses do ano de 1893, alguns dos principais veículos de comunicação de Chicago noticiaram a presença de um recém-chegado monge hindu em solo americano. Vindo das longínquas terras do oriente, aportou em território estrangeiro com a intenção de participar do Parlamento Mundial das Religiões, ocorrido no âmbito da Feira Mundial. Além da indumentária considerada exótica pelos ocidentais, trouxe consigo a pretensão de atuar como um mediador cultural: intentava conseguir auxílio material e conhecimentos técnico-científicos no ocidente afim de beneficiar seus conterrâneos e, em troca, transmitiria aos ocidentais os conhecimentos religiosos advindos da Índia. A permanência por cerca de mais três anos em terras estrangeiras o fez alterar sobremaneira os seus planos e, também, propiciou a formação de uma rede de sociabilidade e um círculo de discípulos compostos por pessoas economicamente abastadas. Quando o swami retornou à Índia, em 1897, foi recepcionado com festividades públicas e recebeu pela primeira vez o tratamento de vossa santidade. Desde então, muitos esforços foram feitos para perpetuar essa representação, sobretudo, por meio da criação de uma narrativa biográfica oficial, que heroiciza e santifica Vivekananda pelos seus feitos. Esse período foi extensamente documentado através das matérias jornalísticas, apontamentos dos discípulos, registro das suas palestras, fotografias, redação de cartas, publicação de panfletos e livros. Através da leitura entrecruzada desse extenso corpus documental, a tese evidencia como se deu o processo de construção dessa imagem santificada sobre o swami, que de indivíduo ordinário, foi alçado a santo, por sua experiência no ocidente.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectSwami Vivekanandapt_BR
dc.subjectHinduísmopt_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectOcidente e Orientept_BR
dc.titleA construção do santo : Swami Vivekananda e a sua experiência no Ocidente (1893-1897).pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 17/05/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação.pt_BR
dc.contributor.refereeFernandes, Luiz Estevam de Oliveirapt_BR
dc.contributor.refereeOliveira, Arilsonpt_BR
dc.contributor.refereeGnerre, Maria Lucia Abaurrept_BR
dc.contributor.refereeLoundo, Dilippt_BR
dc.contributor.refereeSilveira, Marco Antôniopt_BR
dc.description.abstractenIn the closing months of 1893, some of Chicago's major media outlets reported the presence of a newly arrived Hindu monk on American soil. Coming from the distant lands of the east, he arrived in foreign territory with the intention of participating in the World Parliament of Religions, which took place within the scope of the World Fair. In addition to the clothes considered exotic by Westerners, he brought with him the intention of acting as a cultural mediator: he tried to get material help and technical-scientific knowledge in the West in order to benefit his countrymen and, in return, he would transmit to the Westerners the religious knowledge from India. The stay for about three more years in foreign lands made him change his plans greatly and also led to the formation of a network of sociability and a circle of disciples composed of economically wealthy people. When the swami returned to India in 1897, he was welcomed with public festivities and received the treatment of your holiness for the first time. Since then, many efforts have been made to perpetuate this representation, mainly through the creation of an official biographical narrative, which heroizes and sanctifies Vivekananda for his deeds. This period was extensively documented through journalistic articles, notes from the disciples, record of his lectures, photographs, letter writing, publication of pamphlets and books. Through the intertwined reading of this extensive documentary corpus, the thesis shows how the process of building this sanctified image about the swami, that of an ordinary individual, was raised to a saint, due to his experience in the West.pt_BR
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