Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13260
Title: O cinema e as concepções dos professores acerca das potencialidades para o ensino e aprendizagem.
Authors: Pinheiro, Rosângela Barbosa
metadata.dc.contributor.advisor: Lima, Guilherme da Silva
Keywords: Cinema
Metodologia
Didática
Issue Date: 2021
metadata.dc.contributor.referee: Ramos, João Eduardo Fernandes
Guimarães, Michele Hidemi Ueno
Lima, Guilherme da Silva
Citation: PINHEIRO, Rosângela Barbosa. O cinema e as concepções dos professores acerca das potencialidades para o ensino e aprendizagem. 2021. 83 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2021.
Abstract: A presente pesquisa tem como objetivo compreender e interpretar as concepções dos professores acerca da utilização do potencial do cinema para produzir sentido sobre a realidade. Nessa conformidade, o cinema torna-se capaz de contextualizar questões sociais, culturais e históricas, promovendo no aluno um pensamento crítico e científico, fomentando o interesse e o aprendizado. As características desta pesquisa estão dentro de uma abordagem histórico-cultural, tendo uma Sequência Didática (SD) como instrumento metodológico, cujas atividades de ensino são problematizadoras e capazes de contextualizar o saber científico com as experiências e com o cotidiano dos alunos. Para a consecução do objetivo, a metodologia aplicada nesta pesquisa foi a qualitativa, e contou com o sentido da palavra como unidade de análise para classificar e interpretar as concepções dos professores ao responderem a um questionário, que, neste caso, foi o instrumento padrão do estudo. A análise dos dados coletados, por sua vez, se deu por meio da criação de categorias condizentes com os sentidos produzidos pelos professores. Os resultados apontaram que, embora os docentes participantes concordem sobre a utilização do cinema como atividade educativa, eles ainda têm dificuldades em explorar esse potencial. Portanto, a utilização do cinema como um instrumento cultural capaz de educar ainda é limitada de acordo com as concepções dos professores.
metadata.dc.description.abstracten: The main objective of this research is to comprehend and interpret teachers' conception of cinema's potential utilization to produce sense about reality. In that scope, cinema becomes able to contextualize social, cultural, and historical matters. Therefore, it causes the student to develop critical and scientific thinking, as well as meaningful learning. The characteristics of this research are within a historical and cultural approach, and we used a Didactic Sequence (DS) as a methodological instrument, in which teaching activities cause critical questioning, as well as contextualize scientific knowledge with students' daily life and experiences. To achieve the goal the methodology applied in this research was qualitative, and relied on the sense of the word as a unit of analysis to classify and interpret the teachers' conceptions when answering a questionnaire which, in this case, was the standard instrument of study. The analysis of the collected data, in turn, took place through the creation of categories consistent with the meanings produced by the teachers. The results show that even though the participant teachers agree about the use of cinema as an educative activity, they don't know yet how to explore that potential. Hence, the use of cinema as a cultural educational instrument is still limited among teachers.
Description: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/13260
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pela autora em 07/06/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados a autora e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Appears in Collections:MPEC - Mestrado (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO_CinemaConcepçõesProfessores.pdf1,21 MBAdobe PDFView/Open
PRODUTO_SequênciaDidáticaInfluência.pdf882,82 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons