Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13222
Título : Construção colaborativa de sequências didáticas sobre HIV/AIDS : uma experiência de formação compartilhada no PIBID Ciências.
Autor : Souza, Thayroni Bonniheki Gomes
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
Palabras clave : Ciências - estudo e ensino
AIDS - doença
Teoria Ator-Rede
Professores - formação
Fecha de publicación : 2021
metadata.dc.contributor.referee: Valle, Mariana Guelero do
Silva, Ronaldo Adriano Ribeiro da
Freitas, Cláudia Avellar
Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
Citación : SOUZA, Thayroni Bonniheki Gomes. Construção colaborativa de sequências didáticas sobre HIV/AIDS: uma experiência de formação compartilhada no PIBID Ciências. 2021. 86 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2021.
Resumen : Fundamentados pelo aporte teórico e metodológico da Teoria Ator-Rede (TAR), temos como objetivo principal analisar as possíveis contribuições oportunizadas na formação inicial de licenciandos, integrantes do PIBID/Ciências da região dos Inconfidentes, quando estão envolvidos em uma oficina colaborativa para a produção de sequências didáticas relacionadas ao tema HIV/AIDS. Os dados foram obtidos a partir de gravações em dispositivos digitais de áudio e vídeo, bem como anotações em caderno de campo. Constatamos que a oficina colaborativa criou um ambiente favorável para a mobilização de atores humanos e não-humanos que, em rede, promoveram um intenso movimento discursivo sobre a temática da educação para a sexualidade. Ela oportunizou ainda a construção de três propostas de sequências didáticas sobre a temática HIV/AIDS, que indicam que esses licenciandos se enredam em um processo de construção colaborativa que potencializa o aprendizado, que intensifica a criatividade e parece preparar para a sala de aula, pois os torna protagonistas de um conhecimento mais amplo e articulado às questões socioculturais. Afinal, esses futuros professores mobilizaram para a rede aspectos da abordagem emancipatória para educação sexual, pela qual Empatia e Combate ao Preconceito se mostram elementos importantes para práticas educacionais sobre o tema do HIV/AIDS planejadas.
metadata.dc.description.abstracten: Based on the theoretical and methodological contribution of the Actor-Network Theory (ANT), our main objective is to analyze what and how undergraduates, members of the PIBID/Sciences of the Inconfidentes’ region, learn when they are involved in a collaborative workshop for the production of didactic sequences related to the theme of HIV/AIDS. The data were obtained from recordings on digital audio and video devices, as well as notes in a field notebook. We found that the collaborative workshop created a favorable environment for the mobilization of human and non-human actors who, in a network, promoted an intense discursive movement on the theme of sexuality education. He also provided the opportunity to build three proposals for didactic sequences on the subject of HIV/AIDS, which indicate that these undergraduates are entangled in a collaborative construction process that enhances learning, intensifies creativity and seems to prepare for the classroom, because it makes them protagonists of broader knowledge and articulated with sociocultural issues. After all, these future teachers mobilized for the network aspects of the emancipatory approach to sex education, by which Empathy and Combating Prejudice are important elements for educational practices on the subject of planned HIV/AIDS.
Descripción : Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/13222
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor em 26/04/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece en las colecciones: MPEC - Mestrado Profissional (Dissertações)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO_ConstruçãoColaborativaSequências.pdf1,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PRODUTO_ConstruçãoSequênciasDidáticas.pdf4,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons