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Title: Estação laboral de autocuidado : uma proposta educacional para controle dos DORT.
Authors: Pena, Gilmar Eustáquio
metadata.dc.contributor.advisor: Zama, Uyrá dos Santos
Benevides, Gustavo Pereira
Keywords: Educação em saúde
Ergonomia
Exercícios físicos
Ginástica
Saúde do trabalhador
Issue Date: 2021
metadata.dc.contributor.referee: Santos, Helen Cristina Pinto
Flôr, Cristhiane Carneiro Cunha
Zama, Uyrá dos Santos
Benevides, Gustavo Pereira
Citation: PENA, Gilmar Eustáquio. Estação laboral de autocuidado: uma proposta educacional para controle dos DORT. 2021. 142 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2021.
Abstract: O termo Educação em saúde tem sido compreendido como uma atividade planejada, na qual se objetiva criar condições necessárias, para se produzir mudanças desejadas em relação à saúde dos indivíduos. Diante disso, a saúde no ambiente de trabalho, também requer uma ação educativa, em que se integre as condições laborais e de vida dos trabalhadores. Partindo destas premissas, este projeto apresenta uma proposta de desenvolvimento de ações em Educação em Saúde, como a produção da Estação Laboral de Autocuidado (ELA), uma alternativa educacional para controle dos DORT. As intervenções foram inicialmente planejadas para ocorrerem no Centro de Ciência Animal (CCA), também conhecido como Biotério, da Universidade Federal de Ouro Preto, no qual os sujeitos foram 05 servidores federais, lotados na função de Técnico de Laboratório. Intitulada de ELA-BIOTÉRIO, a mesma foi elaborada a partir de visitas técnicas dos pesquisadores, no qual se produziu uma Análise Ergonômica do Trabalho. Avaliou-se os mobiliários, as condições ambientais, a organização do trabalho, as medidas antropométricas dos servidores e os fatores e riscos ergonômicos envolvidos nas atividades, que poderiam estar causando o adoecimento dos trabalhadores. Inviabilizadas as intervenções de infraestrutura por razões financeiras, propusemos a inserção de 7 postos com exercícios de alongamento e/ou fortalecimento de seguimentos corpóreos específicos (divididos em estações de trabalho), equipados com materiais de baixo custo, para preparar o aparelho locomotor dos servidores, preferencialmente antes das atividades laborais. Acreditamos que esta proposta possa ser mais efetiva que a ginástica laboral usual por estar integrada à rotina e ao contexto local do trabalho. Após o produto ser implantado no ambiente laboral, pretendíamos avaliar a adesão e o engajamento inicial dos sujeitos, utilizando o questionário Likert, e, posteriormente, para verificar se ele atende ao propósito de educar em saúde, utilizaríamos os pressupostos teóricos e metodológicos da abordagem do Engajamento Disciplinar Produtivo (EDP). Entretanto, pelo motivo do “Estado de Emergência” causado pelo COVID 19, não conseguimos aplicá-lo nos trabalhadores. Dessa forma, resolvemos disponibilizar a ELA-BIOTÉRIO para os usuários do local, por meio de recurso midiático, que pode ser acessado via links de vídeos, disponibilizados em plataformas digitais. Acreditamos que o alongamento e/ou fortalecimento como agente preventivo, pode promover o conforto dos trabalhadores, inclusive os já acometidos pelos DORT, prevenindo a ocorrência ou a recidiva da doença com eficiência.
metadata.dc.description.abstracten: The term health education has been understood as a planned activity, in which it aims to create the necessary conditions, to produce desired changes in relation to the health of individuals. Therefore, health in the work environment also requires an educational action, in which the working and living conditions of workers are integrated. Based on these premises, this project presents a proposal for the development of actions in Health Education, such as the production of the Self-Care Work Station (ELA), an educational alternative to control WMSD. The interventions were initially planned to take place at the Animal Science Center (CCA), also known as Biotério, at the Federal University of Ouro Preto, in which the subjects were 05 federal servants, assigned to the Laboratory Technician function. Entitled ELA-BIOTÉRIO, it was elaborated from technical visits by researchers, in which an Ergonomic Work Analysis was produced. The furniture, the environmental conditions, the work organization, the anthropometric measures of the employees and the ergonomic factors and risks involved in the activities, which could be causing the workers' illness, were evaluated. As infrastructure interventions were not feasible for financial reasons, we proposed the insertion of 7 stations with stretching exercises and / or strengthening specific body segments (divided into workstations), equipped with low-cost materials, to prepare the locomotor apparatus of the servers, preferably before work activities. We believe that this proposal can be more effective than the usual work gymnastics because it is integrated into the routine and the local work context. After the product was implanted in the work environment, we intended to assess the subjects' adherence and initial engagement using the Likert questionnaire, and, later, to verify that it meets the purpose of health education, we would use the theoretical and methodological assumptions of the Engagement Approach Productive Discipline (EDP). However, due to the “State of Emergency” caused by COVID 19, we were unable to apply it to workers. Thus, we decided to make ELA-BIOTÉRIO available to users of the site, through a media resource, which can be accessed via video links, made available on digital platforms. We believe that stretching and / or strengthening as a preventive agent, can promote the comfort of workers, including those already affected by WMSDs, effectively preventing the occurrence or recurrence of the disease.
Description: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/13218
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor em 22/04/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Appears in Collections:MPEC - Mestrado (Dissertações)

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