Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/1319
Título: Um método exato para otimizar a escala de motoristas e cobradores do sistema de transporte público.
Autor(es): Silva, Gustavo Peixoto
Souza, Marcone Jamilson Freitas
Reis, Jorge von Atzingen dos
Data do documento: 2004
Referência: SILVA, G. P. ; SOUZA, M. J. F. ; REIS, J. von A. dos. Um método exato para otimizar a escala de motoristas e cobradores do sistema de transporte público. In: XVIII Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, 18., 2004, Florianópolis. Anais... Rio de Janeiro: ANPET, 2004. p.340-346. Disponível em: <http://www.cbtu.gov.br/estudos/pesquisa/anpet_xviiiCongrpesqens/ct/ct_arq41.pdf>. Acesso em: 10 ago. 2012.
Resumo: Este trabalho te m com o objetivo implementa r um método de otimizaçã o para o problema de geração da Escala d e Motoristas e Cobradores do Sistema de Trans porte Público . Esse problema, denomina do na literatura Problema d a Programação d e Tripulações (Crew Scheduling Problem) , tem como objetivo determinar u m conjunto de jornadas de trabalho para as tripulações, de tal forma que a programação do s veículos seja realizada com o menor custo possível. Como restrições , cada jornada deve atende r à legislação e à convenção coletiva de trabalho do setor. Neste trabalho é apresentada uma metodologia que formula o problema com o um modelo de particionamento e utiliza o método Simplex para resolvê -lo . Para reduzir a dimensão do problema, tira -se proveito das característica s do problema real estuda do. Sã o apresentados também o s resulta dos obtidos, sinalizando a possibilidade de redução no s custos referentes à mão de obra operacional do setor.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/1319
Aparece nas coleções:DECOM - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EVENTO_MétodoExatoOtimizar.pdf617,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.