A flexibilidade das habitações : o projeto do edifício com ênfase nos elementos permanentes.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2020
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar e experimentar a teoria projetual Frame and Generic Space - FGS, desenvolvida pelo arquiteto Bernard Leupen, no contexto da produção habitacional de edifícios verticais multifamiliares brasileiros. A pesquisa parte do problema da inflexibilidade de muitos projetos arquitetônicos destinados à habitação, identificando alguns fatores que levam a manutenção do status quo da produção de edifícios com ênfase na compartimentação e especialização dos espaços construídos, seguida da apresentação de um estudo que identifica para os próximos anos a demanda por projetos flexíveis. Como alternativa para os entraves e a demanda, é apresentada a teoria FGS, que parte do desenho dos elementos permanentes do edifício para promover liberdade à mutação. A estes elementos permanentes Leupen dá o nome de frame. Para testar sua validade, a pesquisa formula duas hipóteses de aplicação da teoria FGS: como ferramenta de análise do grau de abertura a mutabilidade de edifícios construídos e como ferramenta de desenvolvimento de projetos com ênfase nos elementos permanentes. Ambas as hipóteses são validadas através do estudo de edifícios construídos no Brasil, e de análise e desenvolvimento de propostas alternativas para uma habitação típica do mercado imobiliário da classe média / média alta da cidade de Belo Horizonte. Ao final da dissertação concluo que a teoria FGS é de grande utilidade como ferramenta de análise e concepção de projetos com ênfase na flexibilidade através do desenho dos elementos permanentes e que caberia seu emprego no contexto brasileiro de produção da habitação em edifícios verticais multifamiliares.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Engenharia das Construções. Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Espaço - arquitetura, Arquitetura - projetos e plantas, Arquitetura de habitação - projetos e plantas, Edifícios de apartamentos, Arquitetura - mutabilidade
Citação
LODI, Pedro Mattos. A flexibilidade das habitações: o projeto do edifício com ênfase nos elementos permanentes. 2020. 154 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Engenharia das Construções) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2020.