Roda de conversa como metodologia para partilha de saberes docentes.

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Data
2020
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Resumo
As formações inicial e continuada de professores ocupam lugar de relevância como estratégia para implementar melhorias na qualidade da Educação Básica. Acredita-se que a formação profissional promove uma cultura docente e de organização escolar, articula o professor individual ao coletivo, coloca-o numa postura crítico-reflexiva e contrária ao acúmulo de saberes, mas de experienciação, e constrói ativamente, pautando-se na partilha em espaços de formação conjunta. Assim, a pesquisa aqui a presentada se propôs à aplicação da metodologia de Rodas de Conversa com um grupo de professores da Educação Básica que lecionam em uma unidade de ensino estadual da rede pública do município de Ouro Preto. O emprego da Roda de Conversa teve em vista dar voz a esses atores sociais avaliando a potencialidade dessa ferramenta metodológica para favorecer a dialogicidade e o empoderamento entre docentes, a fim de fortalecer as percepções individual e mútua, estimulando a participação desses atores no contexto escolar e construir conhecimento integrado e com sentido, com a mediação da pesquisadora. Vislumbrou-se criar um espaço dialógico não hierarquizado, requisito primordial da metodologia em teste, focando a organização do grupo, troca de conhecimentos, em especial de saberes experienciais, promovendo reflexão sobre a própria prática, constituindo uma ferramenta para formação em partilha e sedimentação da profissão docente. Nas pesquisas acadêmicas sobre a formação docente, essa metodologia permitiu, ao dar voz a esses sujeitos de pesquisa, que se revelassem por si próprios, suas intenções, necessidades formativas e a práxis, viabilizando uma formação pautada na realidade docente, no locus de sua prática. A análise e interpretação dos dados no referido estudo demonstraram que as categorias que emergiram e suas respectivas unidades de registro a elas relacionadas, favoreceram a dialogicidade entre os docentes na medida em que construímos o espaço de amparo mútuo e abertura à fala, possibilitados pelas Rodas de Conversas. Os dados brutos foram constituídos por diálogos gravados, transcritos e categorizados, obtidos a partir da aplicação das Rodas de Conversa, seguindo orientações contidas em um produto educacional, o tutorial, confeccionado ao longo das Rodas desenvolvidas. Observou-se também que a abertura ao diálogo favorece a possibilidade do desenvolvimento de projetos interdisciplinares, das parcerias entre pesquisa e ensino e estruturação de ações e reflexões que levam, inclusive, à percepção da importância da formação continuada não formal mediada por partilhas das experiências profissionais.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Professores - formação, Saberes do docente, Prática docente
Citação
SILVA, Ana Tereza Vital. Roda de conversa como metodologia para partilha de saberes docentes. 2020. 132 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2020.