Sistema automático para a inspeção visual de transportadores de correia por meio de redes neurais convolucionais.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2020
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Os Transportadores de Correia são o meio de transporte mais difundido para grandes quantidades de materiais no setor de mineração. Portanto, métodos autônomos que podem ajudar os seres humanos a realizar a inspeção dos transportadores são uma grande preocupação para as empresas. Projetos que buscam solucionar problemas de segurança nas inspeções de transportadores são necessários e de grande valia para as empresas. Este trabalho apresenta um detector visual novo e automático que reconhece o acúmulo de sujeira nas estruturas dos transportadores de correia, uma das tarefas dos inspetores de manutenção. O sistema proposto envolve o treinamento de uma rede neural convolucional a partir de imagens RGB. O uso da técnica de aprendizado por transferência com redes consolidadas para classificação de imagens mostrouse eficaz para este objetivo com a comparação de dois cenários diferentes. O melhor cenário apresentou uma acurácia média de 0,892 com um F-1 score de 0,836 para o reconhecimento de sujeira. Um experimento de validação de campo serviu para avaliar o desempenho do sistema proposto em uma tarefa de classificação em tempo real. Nesta etapa, foi avaliado um recall de 0,77 com F-1 score de 0,75 para o reconhecimento de sujeira.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Instrumentação, Controle e Automação de Processos de Mineração. Departamento de Engenharia de Controle e Automação, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Aprendizado do computador, Redes neurais - computação, Correias transportadoras
Citação
SANTOS, André Almeida. Sistema automático para a inspeção visual de transportadores de correia por meio de redes neurais convolucionais. 2020. 59 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Instrumentação, Controle e Automação de Processos de Mineração) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2020.