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Título: Da sala de aula à prateleira : livros paradidáticos sobre o corpo humano fundamentados pela metodologia Universidade das Crianças.
Autor(es): Martins, Jaime Guimarães de Oliveira
Orientador(es): Cruz, Luciana Hoffert Castro
Palavras-chave: Criança
Universidade das Crianças
Livro paradidático
Corpo humano
Ensino de ciências
Data do documento: 2020
Membros da banca: Sá, Marcos Augusto de
Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
Cruz, Luciana Hoffert Castro
Referência: MARTINS, Jaime Guimarães de Oliveira. Da sala de aula à prateleira: livros paradidáticos sobre o corpo humano fundamentados pela metodologia Universidade das Crianças. 2020. 97 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2020.
Resumo: A criança é sujeito de destaque no presente trabalho. Historicamente, a criança vem sendo tratada como um ser de menor importância na sociedade e no ambiente escolar, segundo ideias adultocêntricas. Há, contudo, uma mobilização no meio educacional que procura dar um novo tratamento a ela. Associamo-nos ao projeto Universidade das Crianças que é parte de um movimento internacional que, além de atuar aproximando as crianças do ambiente acadêmico, busca tratá-las de forma mais justa em relação aos adultos. Por meio dessa abordagem objetivou-se elaborar livros paradidáticos que contribuam para a aprendizagem de conceitos relacionados ao corpo humano, para alunos dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. O ensino sobre o corpo humano, contudo, tem sido trabalhado de maneira descontextualizada e/ou fragmentada dentro de disciplinas específicas, portanto, os professores frequentemente têm privilegiado aspectos particulares em detrimento aos aspectos afetivos, sociais, culturais, históricos, individuais e coletivos que envolvem este tema. Os documentos oficiais versam sobre um tratamento mais abrangente sobre o corpo humano. Uma das barreiras à implementação dessa proposta são as práticas ainda hoje desenvolvidas nas escolas pelos diretores, coordenadores e professores. Metodologias tradicionais, passivas e transmissivas ainda têm grande espaço nas escolas brasileiras. Como alternativa a este tipo de ensino, o projeto Universidade das Crianças na Universidade Federal de Ouro Preto faz-se presente na atual pesquisa. Trata-se de um projeto de pesquisa, de caráter pedagógico, destinado a alunos do Ensino Fundamental. O presente trabalho tem como público-alvo crianças dos 4º e 5º anos do ensino fundamental, entre 8 e 11 anos de idade, que aceitaram participar de oficinas pedagógicas com atividades sobre o corpo humano. O método escolhido para realizar as oficinas pedagógicas foi por meio dos Círculos de Cultura de Paulo Freire. Os alunos foram instigados a se expressar por meio de desenhos, perguntas e debates sobre subtemas diferentes. Os materiais produzidos pelos alunos foram recolhidos e analisados, buscando-se averiguar as principais percepções dos alunos sobre o corpo humano em seus múltiplos aspectos. A partir daí, foram elaborados dois livros paradidáticos, produtos desta dissertação. Concluiu-se que os alunos desta faixa etária compreendem de forma básica o corpo humano e por vezes são capazes de extrapolar sobre o tema, abordando-o principalmente sob uma perspectiva anatômico-fisiológica.
Resumo em outra língua: The child is a prominent subject in the present work. Historically, the child has been treated as a minor being in society and in the school environment, according to adult-centric ideas. However, there is a mobilization in the educational environment that seeks to give a new treatment to it. We join the University of Children project, which is part of an international movement that, in addition to working to bring children closer to the academic environment, seeks to treat them more fairly than adults. Through this approach, the objective was to create paradidactic books that contribute to the learning of concepts related to the human body, for students of the 4th and 5th years of Elementary School. Teaching about the human body, however, has been worked in a decontextualized or fragmented way within specific disciplines, therefore, teachers often have privileged particular aspects in detriment to the affective, social, cultural, historical, individual and collective aspects that involve this topic. The official documents deal with a more embracing treatment of the human body. One of the barriers to the implementation of this proposal is the practices still developed in schools today by principals, coordinators and teachers. Traditional, passive and transmissive methodologies still have great space in brazilian schools. As an alternative to this type of education, the Children's University project at the Federal University of Ouro Preto is present in the current research. This is a research project, of a pedagogical character, aimed at elementary school students. The present work is aimed at children from the 4th and 5th years of elementary school, between 8 and 11 years old, who agreed to participate in pedagogical workshops with activities on the human body. The method chosen to carry out the pedagogical workshops was through Paulo Freire's Culture Circles. Students were encouraged to express themselves through drawings, questions and debates on different subthemes. The materials produced by the students were collected and analyzed, seeking to ascertain the main perceptions of the students about the human body in its multiple aspects. From there, two paradidactic books were produced, products of this dissertation. It was concluded that students of this age group understand the human body in a basic way and are sometimes able to extrapolate on the subject, approaching it mainly from an anatomical-physiological perspective.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/13096
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor em 28/01/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:MPEC - Mestrado Profissional (Dissertações)

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