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Title: O mundo invertido : anatomia do sujeito burguês em Um jogador, de Dostoiévski.
Authors: Araujo, João Marcos Cilli de
metadata.dc.contributor.advisor: Maciel, Emílio Carlos Roscoe
Keywords: Fiódor Dostoiévski - crítica e interpretação
Classe média
Preceptores
Literatura russa
Literatura européia
Issue Date: 2020
metadata.dc.contributor.referee: Maciel, Emílio Carlos Roscoe
Agnolon, Alexandre
Souza, Nabil Araújo de
Citation: ARAUJO, João Marcos Cilli de. O mundo invertido: anatomia do sujeito burguês em Um jogador, de Dostoiévski. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2020.
Abstract: O objetivo desta pesquisa é realizar uma leitura da obra Um jogador (1867), de Fiódor Dostoiévski, apontando-a como um exercício de crítica à ideologia burguesa. Para tanto, investiga-se os precursores literários do narrador, jovem educador a serviço de um general decadente. Eles são encontrados nos preceptores da literatura europeia dos séculos XVIII e XIX - mais especificamente Läuffer (protagonista da peça O preceptor, de Lenz) e Julien Sorel (personagem principal de O vermelho e o negro, de Stendhal) - e no tipo do homem supérfluo, abundante na literatura russa do século de Dostoiévski. Num segundo momento, busca-se uma análise das representações feitas a respeito dos sujeitos burgueses ocidentais ao longo da narrativa, de modo a sublinhar o potencial crítico das mesmas. Por fim, intenta-se compreender o romance de Dostoiévski em seus elementos carnavalizados, com o fito de reconstruir uma crítica à crença na agência humana e o flerte, na narrativa, com certo materialismo do encontro. Embora tente-se uma leitura em câmera lenta do romance de Dostoiévski, a perspectiva adotada na pesquisa é aquela da Literatura-Mundial, o que faz com que, a todo momento, busque-se compreender as relações entre a obra e suas precursoras da Europa Ocidental (principalmente aquelas produzidas na França), bem como seus possíveis paralelos com outras literaturas da (semi)periferia do capitalismo, tais quais a brasileira e a japonesa.
metadata.dc.description.abstracten: The main goal of this research is to read Dostoevsky's The Gambler (1867) as an exercise in criticizing bourgeois ideology. To do so, we investigate the literary precursors of the narrator, a young educator in the service of a decadent general. They are found in the tutors of European literature of the 18th and 19th centuries - more specifically Läuffer (protagonist of the play The Tutor, by Lenz) and Julien Sorel (main character in Stendhal's The Red and the Black) - and in the type of the superfluous man , abundant in Russian literature of Dostoevsky’s century. Secondly, an analysis of the representations made about Western bourgeois subjects throughout the narrative is sought, highlighting the critical potential of those representations. Finally, we seek to understand Dostoevsky's novel in its carnivalized elements, in order to attempt a reconstruction of the criticism of the belief in human agency and the flirtation, in the narrative, with a certain materialism of the encounter. Although a slow-motion reading of Dostoevsky's novel is attempted, the perspective adopted in the research is that of World Literature, so that we seek to understand the relations between the work and its precursors in Western Europe (especially those produced in France), as well as their possible parallels with other literatures from the (semi) periphery of capitalism, such as Brazilian and Japanese.
Description: Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/13070
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 21/01/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Appears in Collections:PPL - Mestrado (Dissertações)

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