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dc.contributor.advisorGasperi, Marcelo Eduardo Rocco dept_BR
dc.contributor.advisorOliveira, Letícia Mendes dept_BR
dc.contributor.authorRegenthal, Bruno Moraes-
dc.date.accessioned2020-12-18T13:26:50Z-
dc.date.available2020-12-18T13:26:50Z-
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.citationREGENTHAL, Bruno Moraes. Formação de público em Ouro Preto: contexto e convívio. 171 f. 2020. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/13032-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa tem o objetivo de analisar o contexto do teatro da cidade de Ouro Preto por uma perspectiva histórica, socioeconômica e cultural. O mote principal é a problematização da fruição do espectador à arte teatral e a formação de espectadores através de ações culturais dentro e fora do âmbito escolar. São colocadas em pauta estudos de caso de propostas desenvolvidas junto a escolas do município de Ouro Preto (ações no âmbito escolar) e em parceria com a Cia Lamparina – Teatro de Animação (ações fora do âmbito escolar), colaborando para o diálogo com pesquisas desenvolvidas que podem colaborar para a estruturação de uma formação de espectadores. Têm-se como resultado análises de casos e possíveis caminhos e metodologias que podem ser desenvolvidos junto à comunidade para o acesso linguístico e físico ao teatro e para a maximização da fruição das obras teatrais junto ao espectador. Entre a bibliografia abrangida pela pesquisa, estão autores referentes à mediação teatral, como Flávio Desgranges (2003) e Glauber Abreu (2015), pesquisadores ligados à produção cultural, como Rômulo Avelar (2013), filósofos com estudos que podem ser relacionados ao teatro, como Jorge Dubatti (2016) e Jorge Larrosa (2002), além de indicadores culturais e ações já desenvolvidas no município.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectPlatéias de teatropt_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectOuro Pretopt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.titleFormação de público em Ouro Preto : contexto e convívio.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 31/10/2020 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.pt_BR
dc.contributor.refereeGasperi, Marcelo Eduardo Rocco dept_BR
dc.contributor.refereeOliveira, Letícia Mendes dept_BR
dc.contributor.refereeMagela, André Luiz Lopespt_BR
dc.contributor.refereeValença, Ernesto Gomespt_BR
dc.description.abstractenThis research aims to study the context of the theater in the city of Ouro Preto from a historical, socioeconomic and cultural perspective. The main motivation is to problematize the spectator's enjoyment of theatrical art and the formation of spectators through cultural actions within and outside the school environment. Case studies of proposals developed with schools in the municipality of Ouro Preto (actions within the school scope) and in partnership with Cia Lamparina - Teatro de Animação (actions outside the school scope) are collaborating for the dialogue with research developed who can collaborate in structuring an audience formation. As a result, we have case analyzes and possible ways and methodologies that can be developed with the community for linguistic and physical access to the theater and for maximizing the enjoyment of theatrical works with the spectator. Among the bibliography covered by the research, there are authors referring to theatrical mediation, such as Flávio Desgranges (2003) and Glauber Abreu, researchers linked to cultural production, such as Rômulo Avelar (2013), philosophers with studies that can be related to the theater, such as Jorge Dubatti (2016) and Jorge Larrosa (2002), in addition to cultural indicators and actions already developed in the municipality.pt_BR
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